Cresce o número de crianças infectadas no Nordeste

A força do laço entre mãe e filho não pode ser negada. Sejam as questões do sangue, da convivência ou do amor materno pura e simplesmente, a ligação entre esses dois seres é sempre muito intensa. O que dizer, então, das mães e filhos que, além disso, dividem também o diagnóstico positivo para o vírus do HIV? Apesar dos avanços no diagnóstico e tratamento do HIV e Aids e das frequentes campanhas de prevenção, foi constatado no Nordeste, em 2010, o aumento nos casos de bebês que já nascem com o vírus. Infectadas durante a gravidez, o parto ou mesmo a amamentação – transmissão chamada vertical -, essas crianças compartilham histórias de rejeição, preconceito, mas, acima de tudo, superação.


De acordo com o Boletim Epidemiológico 2011, elaborado pelo Ministério da Saúde, para cada 100 mil habitantes da faixa etária de 0 a 5 anos no Nordeste, no último ano, 3,4 possuíam o vírus da imunodeficiência humana. Em 2009, esse valor era 2,6 para cada 100 mil. Tal crescimento também foi observado em Pernambuco, onde a taxa de incidência saiu de 3 em 2009 para 3,4 em 2010. No Brasil, já passa dos 14 mil o número de crianças com menos de 5 anos infectadas desde 1980. Em Pernambuco, são 421 casos até junho de 2011, colocando o Estado em segundo lugar no Nordeste e o oitavo no País em número de infecções Como explicar esse aumento, uma vez que o número de transmissões verticais tem caído no Brasil de uma maneira geral? Feminização da Aids, falta de informação por parte das mães, negligência médica, falta de estrutura na rede pública de saúde e até mesmo o medo de rejeição e preconceito figuram entre as causas desse crescimento, avaliam prossionais de saúde e ativistas ligados à causa.

TRÊS DÉCADAS

Desde a descoberta da Aids, há 30 anos, muitas alterações já foram observadas no perfil da doença. Tida antigamente como “a praga gay”, já se sabe hoje que essa é uma epidemia global, que atinge homens e mulheres de todas as faixas etárias e classe sociais. A cada ano, inclusive, tem diminuído a razão entre os casos de homens e mulheres soropositivos. Se em 1983, ano do primeiro caso confirmado de Aids em Pernambuco, eram 40 homens para cada mulher infectada, em 2010 esse número caiu para 1,7 homens para cada mulher. Além disso, 28,8% das brasileiras portadoras do vírus do HIV não completaram o ensino fundamental – têm de 4 a 7 anos de estudo -, dificultando a adesão ao tratamento e às formas de prevenção.

Despreparo das equipes médicas e falta de estrutura da rede pública também contribuem para o aumento dos casos de transmissão vertical, afirmam os próprios profissionais de saúde, com a demora do diagnóstico das mães sendo um dos principais problemas. Com isso, a profilaxia correta durante a gravidez, parto e lactação não são feitas, e as crianças são expostas ao vírus e às suas possíveis complicações. Entretanto ainda há casos de mulheres que, mesmo informadas sobre sua sorologia e os cuidados que devem ter no pré-natal e pós-parto, recusam o tratamento ou não seguem as orientações. Grande parte dessas mães tem a mesma motivação para essa atitude: o medo do preconceito e da rejeição. Não sabendo lidar com as pressões dos amigos, parentes e conhecidos, elas preferem levar uma vida dita “normal”, negando a doença, a correr o risco de terem a sua condição descoberta.

Por Thamillys Rodrigues

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.