Crescimento sem equilíbrio no Recife

Um bairro com dimensão de cidade. Em uma década, Boa Viagem ganhou 22.534 novos moradores. Saltou de 100.388 habitantes, em 2000, para 122.922 no ano passado. A localidade da Zona Sul do Recife tem hoje população superior à de alguns municípios da Região Metropolitana, como Igarassu (102.021), Abreu e Lima (94.429) e Ipojuca (80.637). Não tão grande em extensão territorial, Rosarinho, na Zona Norte da capital, cresceu numa proporção até maior: 56%. O número de moradores pulou de 2.606 para 4.077.

O crescimento da população nos 94 bairros do Recife compõe o conjunto de dados consolidados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), liberado ontem com novos indicadores sociais. O mapa não surpreende a secretária de Gestão e Planejamento do Recife, Evelyne Labanca. “Qualquer dado novo é importante para fazermos uma revisão. Mas essa fotografia já era esperada, vem sendo acompanhada ao longo da década”, avaliou. Segundo ela, o resultado da contagem populacional não muda o curso das ações já em andamento, só confirma o que vinha sendo constatado sobre as áreas de maior concentração de moradores nas Zonas Sul e Norte.

“As pessoas se deslocam de acordo com os empreendimentos econômicos. Em Boa Viagem, além do crescimento imobiliário, empreendimentos no Porto de Suape, em Ipojuca, no Litoral Sul do Estado, aqueceram a busca por moradia nas cidades próximas”, argumenta. A tendência, na próxima década, espera Evelyne, é a sobrecarga em bairros de classe média alta com alto crescimento populacional na Zona Norte diminuir. “Muitos imóveis ocupados nesses últimos dez anos estavam autorizados antes da proibição da Lei dos 12 Bairros, que limita o adensamento”, explica. O Censo 2010 revela também aumento do número de moradores em áreas mais populares, como Dois Unidos e Passarinho, o que estaria associado à melhor infraestrutura e construção de imóveis para pessoas de menor renda.

Para o pesquisador Jan Bitoun, professor da pós-graduação em geografia da Universidade Federal de Pernambuco, o censo revela um crescimento populacional moderado no Recife (8% em dez anos), fenômeno comum a outras grandes metrópoles. Quanto ao aumento maior em determinados bairros que estão sendo verticalizados, ele lembra que a cidade é “a expressão do modelo de crescimento capitaneado por grandes empresas imobiliárias”. E destaca a necessidade de buscar um modelo sustentável do ponto de vista ambiental, para uma melhor convivência no espaço urbano.

Ao mesmo tempo que recebeu mais pessoas, Boa Viagem, por exemplo, passou a sofrer com problemas típicos de grandes centros urbanos: o trânsito piorou, os prédios se multiplicaram e a tranquilidade está cada vez mais distante. “Está parecendo São Paulo. É uma coisa enorme. A quantidade de edifícios e carros aumentou e as ruas são as mesmas”, comenta a aposentada Maria José Meireles, 77 anos.

A realidade de Boa Viagem é encontrada também em outros bairros. “Falta espaço para respirar. As casas que sobraram estão alugadas para o comércio. Hoje, da minha janela, só consigo ver o apartamento dos outros”, relata a dona de casa Luíza Oliveira, 55, moradora do Rosarinho.

Em Pau-Ferro, bairro menos populoso da cidade, área de preservação ambiental, a faxineira Adriana Alzira Batista, 35, diz que a água encanada não chega. “Peço um carro-pipa a cada 15 dias para abastecer a cisterna”, contou Adriana.

Fonte: Jornal do Commercio

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.