Curso de agroecologia capacita agricultores familiares

Uma agricultura familiar socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável são os objetivos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), ao promover práticas agroecologias. Entre os dias 25 e 27 de outubro, mais uma turma de agricultores familiares foi capacitada no Curso de Agroecologia, promovido pelo Centro de Formação de Agricultores Familiares de Irecê (Centrefértil), unidade da EBDA, vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri).

Somente este ano, três turmas foram formadas pelo Centrefértil, somando mais de 50 agricultores familiares capacitados. Entre aulas teóricas e práticas, os participantes aprendem sobre a diferença entre agroecologia e agricultura convencional, segurança alimentar, perigo dos agroquímicos, controle de pragas e produção de biofertilizantes.

O técnico da EBDA Edvaldo Reinaldo, que ministra os cursos de Agroecologia, explica que o intuito é convencer os agricultores sobre os benefícios da transição da agricultura convencional para a orgânica. “Percebemos que os agricultores estão mais sensibilizados, sentindo os efeitos nocivos do uso dos defensivos químicos”, explica o técnico. Para o estudante do curso técnico de agropecuária e agricultor, Daniel Miranda, do município de Ibipeba, o curso apontou novas possibilidades. “Vou iniciar a plantação agora para a safra de verão e acho que vou agregar mais valor ao produto, pois na minha cidade as pessoas já temem os produtos da agricultura convencional”, afirma o agricultor.

Mais saúde e preservação

O agricultor Gildeon Martins, do município de Ibititá, tornou-se um exemplo da transição entre a agricultura convencional e a orgânica. Após anos de uso de agrotóxico nas lavouras, participou há quatro anos do curso de agroecologia promovido pela EBDA e experimentou plantar utilizando as práticas agroecológicas. Com a assistência técnica da empresa, conseguiu bons resultados logo no primeiro ano, e hoje vende os seus produtos no mercado local a preços melhores.

“A agroecologia, além de trazer o benefício financeiro para agricultor, também promove a sustentabilidade dos recursos naturais e a melhoria na saúde e na qualidade de vida de toda unidade familiar”, explica Edvaldo Reinaldo. “A sociedade também já está consciente, procurando alimentos orgânicos, o que faz o produto agregar ainda mais valor”, conclui o técnico.

Para o agricultor Daniel Miranda, a agroecologia é sinônimo de vida. “A agricultura convencional pode parecer vantajosa, mas degrada demais o solo e pode intoxicar o próprio agricultor. Com a agroecologia a gente percebe a vida voltando para plantação”, garante Miranda.

Em dezembro haverá mais uma turma do curso de Agroecologia no Centrefértil. Os agricultores podem procurar mais informações no telefone (74) 3641-3713 ou no próprio local, na Avenida Raimundo Bonfim, em Irecê. Para agricultores de outros municípios, o Centrefértil oferece hospedagem, além de alimentação para todos os participantes.

Fonte: Ascom Seagri

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.