Curso obrigatório de direção defensiva inscreve motociclistas
Quem circula pelas ruas percebe que o número de motos cresce a cada dia e a pressa dos motociclistas, no trânsito, também. Nem todos os motoqueiros sabem, mas eles precisam fazer um curso de direção defensiva, que é obrigatório desde dezembro do ano passado. No Estado, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) é o órgão habilitado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) para oferecer o curso.
A coordenadora do Sest-Senat, Fátima Costa, explica o que os motoqueiros aprendem nesse curso. “Eles têm aulas de ética e cidadania, legislação de trânsito, pilotagem defensiva e preventiva e uma parte prática para saberem como se movimentar defensivamente. Estamos aguardando que o público venha, pois todo motoboy ou mototaxista terá que fazer obrigatoriamente esse curso, que tem duração de 30 horas e custa R$ 170”, afirma.
As inscrições para o curso estão abertas. “Temos uma turma que vai começar no dia 20 de agosto e segue até 27 de agosto, mas também nós fazemos cursos in company, quer dizer, as empresas que precisarem que o nosso instrutor vá até elas e executem o curso lá para a minimização do tempo, nós estamos à disposição. No interior do Estado, o Sest-Senat dispõe de centros em Caruaru e Petrolina. Todas as sedes, inclusive a do Cabo de Santo Agostinho, estão habilitadas a fornecer esse curso”, diz Fátima Costa.
Depois que termina o curso, o motoqueiro deve levar o certificado de conclusão do curso para o Detran, que vai regularizar a situação, pois essa informação vai constar na carteira de habilitação e vai fazer também com que a placa da moto.
De acordo com a diretora de Operações do Detran-PE, Simíramis Queiroz, saber dirigir defensivamente é apenas um dos elementos para garantir a segurança do motoqueiro. “É importante também frisar que ele tem que ter cotoveleira, joelheira, colete e o capacete em ordem e a viseira transparente para a visibilidade, para quem trabalha à noite”,afirma.
Fonte: pe360graus.com.br
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário