Desafio de construir sociedade inclusiva é imenso, diz presidenta

Ao falar sobre o lançamento do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a presidenta Dilma Rousseff disse hoje (21) que o desafio para construir uma sociedade inclusiva no Brasil é imenso. O mais importante, segundo ela, é acabar com o preconceito.

“A pessoa com deficiência pode viver sem limites desde que nós consigamos eliminar as barreiras que a sociedade coloca no caminho”, ressaltou, durante o programa semanal Café com a Presidenta.

Dilma lembrou que o plano prevê investimentos de R$ 7,6 bilhões até 2014, com o objetivo de melhorar a situação de vida das pessoas com deficiência e reduzir os obstáculos que limitem o convívio social.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que mais de 45 milhões de brasileiros declararam ter algum tipo de deficiência. De acordo com a presidenta, as políticas previstas no plano serão diferenciadas para cada tipo de necessidade, com ações para pessoas de baixa renda, pessoas fora do mercado de trabalho e crianças e adolescentes fora da escola.

A previsão é que sejam comprados 2,6 mil ônibus acessíveis para o transporte escolar. O governo pretende também equipar 17 mil escolas públicas, associações dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) e outras instituições de educação especial com salas de recursos multifuncionais.

Dilma destacou que jovens com deficiência que recebem atualmente o Benefício da Prestação Continuada (BPC) e forem contratados como aprendizes poderão continuar no programa por até dois anos. Posteriormente, caso perca o emprego, o retorno ao BPC é imediato.

A partir do próximo ano, está prevista a construção de 45 centros de reabilitação, com serviços especializados em deficiência intelectual, física, visual e auditiva. Outra novidade é que todas as casas do Programa Minha Casa, Minha Vida 2 – destinadas às famílias que ganham até R$ 1,6 mil – serão adaptadas.

“Todas elas terão portas mais largas e corredores e banheiros mais amplos para facilitar a locomoção das pessoas com deficiência”, explicou a presidenta.

Por fim, foi criada uma linha de crédito para a compra de equipamentos como cadeiras de rodas motorizadas, equipamentos que imprimem em Braille e lupas eletrônicas. O governo também vai deixar de cobrar impostos sobre equipamentos de saúde e educação destinados a pessoas com deficiência.

“Outra ação muito importante é a criação de cinco centros tecnológicos para treinamento e uso de cães-guia. Vamos criar um centro em cada região do país”, concluiu Dilma.

Fonte: Agência Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Sou professora da rede Municipal em sp, além de mãe de uma crianças com TGD e tenho algumas considerações sobre o assunto:
Primeiro :acompanhei o trabalho de várias instituições de perto e posso garantir que nesse meio há trabalhos fantásticos bem como locais que não passavam de depósito humano, sem estrutura e pessoal habilitado. Os que desenvolviam ótimos trabalhos pude observar o PNE se desenvolver em sua amplitude, com atendimento multidisciplinar e respeito, além de promoverem a interação social, tão importante para o deficiente.
Segundo: a inclusão em escola regular, em alguns locais realmente há um esforço para que aconteça, mas está anos luz de ser efetiva. Primeiro há o discurso de colegas que dizem ” eu vou excluir 34 para incluir 1?”, pois nas condições que esta a educação hoje nas escolas regulares, o professor se vê sem nenhum preparo ou capacitação, tendo que dar conta de um aluno, que na maioria das vezes nunca frequentou um ambiente restritivo e com regras tão inflexives, que não respeita sua condição. Testemunhei não uma, mas várias situações de exclusão extrema em sala de aula, em que a criança não passava de um “fantasma” em sala, só permanecendo horas a fio sem fazer ou participar de nenhuma atividade. Pergunto: isso é inclusão?. Esse mesmo aluno “fantasma” teve seu direito à um atendimento em uma instituição especial, onde era visto como uma pessoa que precisava de vários atendimentos interligados para seu desenvolvimento e foi literalmente jogado em um local muito diferente, sem atenção, sem planejamento e etc. Resultado: regrediu e muito em todos os aspectos, ficando mto agressivo e pondo em risco vários colegas de sala.
Concordo com a teoria da interação social para o desenvolvimento do ser humano, mas por outro lado fica a pergunta: será que o deficiente só tem na escola o modelo ” saudável” para se espelhar? E seu circulo familiar? não conta?.
Acho que a exemplo do Rio de Janeiro, a escolha qto a educação de crianças com deficiencia, seja ela qual for deveria ser escolha de seus pais e responsáveis, pois não há melhor especialista em comportamento de seus filhos que mães que lutam desde o nascimento por seus filhos especiais.
Fico pensando que essa estrada é longa e que podemos um dia ter uma verdadeira inclusão nas escolas regulares, mas quem pagará por todas as experiências frustadas de inclusão são pessoas que não tem como se defender, não tem voz e muitas vezes é representada por pessoas que só querem ficar algumas horas “livre” não importando onde os filhos estão, não se importando com a qualidade do que seus filhos estão fazendo, aceitando discurssos e desculpas esfarrapadas.
Só quem vive os dois lados da moeda pode opinar, não quem está apenas sendo pago para fazer leis inúteis.
Posso dizer que podemos observar a luta do surdo por educação, afinal o surdo em sua grande maioria é apenas surdo, pensa, é eleitor e etc. Com sua luta conseguiu o direito de ser respeitado.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.