Dez anos da queda das torres gêmeas e a morte de Bin Laden

Dez anos se passaram dos atentados às torres gêmeas e a outras instituições americanas, e o mundo ainda não conseguiu absorver a lição básica de que a prepotência política precisa ser combatida com rigor

As grandes potências às vezes se tornam autoritárias. É o caso dos EUA, a maior força militar e econômica do mundo, também o maior produtor de armas bélicas que, em muitas oportunidades desrespeitou e ainda desrespeita países pobres, modestos e às vezes envolvidos em crises de toda ordem – com suas intermináveis invasões e abusivas guerras – a exemplo desse infanticídio implantado no Iraque, onde mais de trezentos mil soldados americanos e aliados, sem suas esposas, se implantaram nesse arrasado país, há mais de dez anos, para praticar os maiores de todos os absurdos.

Discordo das idéias centrais do terrorismo que são a destruição pela destruição. A eliminação física dos inimigos. Seus líderes, às vezes, psicopatas, sem qualquer escrúpulo, se apresentam como vítimas da sociedade e, às vezes, ainda      conquistam a simpatia dos ingênuos e da massa desinformada.

Essas grandes potências, aliás, nem mais tão grandes dada a crise financeira mundial de 2008, devem abandonar a cultura milenar da violência política, como fez a Europa no final da Segunda Guerra Mundial e instaurar uma época de cooperação, democracia e solidariedade que resultem na união de grande parte do planeta.

A morte do terrorista Osama Bin Laden encerra um capítulo, mas pode não ter encerrado a batalha contra o terrorismo, porque muita gente ainda entende que ele é necessário para controlar a ganância de muitos americanos que querem dominar o planeta em todos os sentidos: intervenções, guerras, domínio econômico e, principalmente desrespeito aos direitos de cada nação.

Dez anos se passaram desse terrível atentado terrorista e o seu principal ator, Bin Laden, está morto. Agora resta ao mundo, de forma mais abrangente, uma profunda reflexão na busca do entendimento e do diálogo.

GONZAGA PATRIOTA, Contador, Advogado, Administrador de Empresas e Jornalista. Pós-Graduado em Ciência Política, Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil pela Universidade Federal de Buenos Aires, na Argentina.

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.