Dia da Independência é celebrado da capital ao interior do Estado
Desde as primeiras horas da manhã deste 7 de Setembro, militares e estudantes já se concentravam na avenida Cruz Cabugá. Logo, as arquibancadas e calçadas ficaram lotadas. Os instrumentos da banda da Polícia Militar ainda estavam no chão e faltava quase uma hora para começar o desfile, mas muita gente já estava esperando o início da festa que marca os 189 anos de Independência do Brasil.
Quando a chuva ameaçou, muitos estavam preparados com sombrinhas e guarda-chuvas. Quem não trouxe a bandeira brasileira de casa pôde comprar no local, onde vendedores comercializavam o símbolo da pátria.
O arquiteto Jaime Portugal fez questão de trazer o filho para ver as apresentações. “Eu quero ver se ele se empolga com os militares aqui, porque eu quero que faça Colégio Militar. É um futuro garantido, né? Para o Brasil e para ele também”, contou.
Às 8h, o governador Eduardo Campos chegou em um carro de modelo Lincon 1933, para abrir oficialmente o desfile. Ele comentou o que falta para a “independência” do Brasil ficar completa: “Reduzir as desigualdades. Incluir as pessoas, cuidar dessa juventude e animar o nosso povo com o Brasil. O Brasil tem uma enorme capacidade de ser, neste século 21, uma das mais relevantes nações”.
Mais de cinco mil estudantes de 42 escolas deram início ao desfile. Às 10h, começou o desfile dos militares. A Marinha trouxe 333 militares, que usaram uma farda especial. “A data hoje merece. São poucas as oportunidades que a gente tem para usar o uniforme com medalhe”, disse o capitão dos portos, Mauro Gonçalves.
Quase 1.930 militares do Exército e 450 da Aeronáutica desfilaram pela avenida. Os Batalhões trouxeram mais de 100 carros, entre eles, os blindados, que chamaram bastante atenção. “É uma forma de aproximar, tornar o Exército mais conhecido pela população. Porque nós também fazemos parte do povo”, afirmou o major Guilherme Hossmann, chefe de comunicação do Comando Militar.
Depois das Forças Armadas, vieram policiais militares e Bombeiros. Uma manhã diferente pra todos eles e para a população, que está habituada a vê-los apenas em serviço. A estimativa da assessoria de comunicação do evento é de que cerca de 60 mil pessoas participaram do encontro.
Fonte: pe360graus.com
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário