Direita vence eleições na Espanha com maioria absoluta

O conservador Partido Popular obteve neste domingo uma vitória arrasadora nas eleições gerais espanholas, nas quais os socialistas do PSOE (Partido Socialista) tiveram o pior resultado na era democrática.

Segundo dados oficiais com base em 99,99% dos votos contabilizados, o PP de Mariano Rajoy obteve o melhor resultado de sua história, ao conquistar a maioria absoluta do Congresso dos Deputados com 186 cadeiras, enquanto os socialistas, com Alfredo Pérez Rubalcaba como candidato à Presidência de governo, conseguiram 110 cadeiras.

As eleições foram influenciadas pela crise que atinge o país e consequentemente pesaram sobre o governante Partido Socialista, que obteve o pior resultado de sua história na era democrática.

Após o resultado, Rajoy, do PP, afirmou que os espanhóis “vão combater a crise”, e anunciou um “esforço solidário” para “todos”, assegurando que “não haverá milagres”.

“A Espanha é uma grande nação e o melhor que tem são os espanhóis, 46 milhões de espanhóis que vão combater a crise”, afirmou Rajoy, antes de advertir: “Governarei a serviço da Espanha e de todos os espanhóis, procurando que em circunstância alguma alguém se sinta excluído da tarefa comum.”

Os resultados indicam que o futuro Parlamento será mais fragmentado do que o atual, marcado pelo bipartidarismo do PP e do PSOE.

O afundamento dos socialistas beneficiou a Esquerda Unida, que obteve crescimento espetacular, passou de dois deputados nas eleições de 2008 para 11, pelos resultados parciais.

Também é significativa a forte irrupção da esquerda independentista basca, que pelas mãos da coalizão Amaiur, consegue entrar no Congresso com grupo parlamentar próprio (sete cadeiras).

O retorno da esquerda basca a Madri ocorre após 15 anos de ausência, desde que, nas eleições de 1996, sob as siglas de Herri Batasuna, conseguisse dois deputados, um deles atualmente foragido da justiça e outro preso por envolvimento com o terrorismo.

Nestas eleições, nas quais houve participação de 70%, dez partidos minoritários conseguiram representação parlamentar, entre eles, além de IU e Amaiur, os nacionalistas catalães da CiU, o Partido Nacionalista Basco (PNV), e União Progresso e Democracia (UPyD).

À medida que os resultados da apuração eram conhecidos, inúmeros simpatizantes do PP se reuniram na sede madrilena do partido para comemorar a vitória eleitoral.

Os militantes e simpatizantes dançavam ao som da música da campanha, à espera da chegada do líder, Mariano Rajoy.

Muito diferente é o ambiente em frente à sede do PSOE, onde a tristeza é palpável diante da grande derrota dos socialistas.

A vitória do PP estava anunciada pelas pesquisas, depois que o PSOE de José Luis Rodríguez Zapatero sofreu enorme desgaste pela crise econômica, o alto desemprego de mais de 21% da população ativa e os ajustes aplicados no último ano, como a redução de salários dos funcionários e o congelamento de aposentadorias.

Fonte: EFE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.