Duas mil aves silvestres são apreendidas e três homens são presos no Cordeiro
Duas mil aves silvestres – entre sabiás,canários, galos de campina e azulões – foram encontradas neste domingo (28) num conjugado de quartos, localizado numa viela nas proximidades da feira do Cordeiro, no Recife. De acordo com a Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), órgão vinculado à PM, que comandou a ação,esta é a maior apreensão do tipo este ano considerada em Pernambuco e uma das maiores do país. Entre as aves raras, a maioria encontrada nas regiões agreste e sertão do estado, foram apreendidos também dois exemplares de pintores verdadeiros, uma espécie de pássaro em extinção, que não se reproduz em cativeiro.
As aves estavam aglomeradas de forma precária, em gaiolas superlotadas, sem água, comida ou ventilação. “Chegamos a encontrar gaiolas com cem aves amontoadas, alguns animais inclusive já estavam mortos quando chegamos”, disse a comandante da Cipoma, Érika Melcop.
Três homens foram presos em flagrante por tráfico de aves: Roberto José dos Santos, de 41 anos; José Roberto da Silva, de 49 anos (reincidente pelo mesmo crime) e Fábio Nascimento de Souza, de 31, são apontados como fornecedores dos animais, que deveriam ser repassados a comerciantes principalmente das feiras dos bairros da Madalena e do Cordeiro. Com o trio, foi apreendido também um carro, uma moto, celulares e R$ 1.450 em dinheiro, provavelmente, fruto da venda de outras aves. O material e os três homens foram encaminhados à sede da Polícia Federal e seguirão para o Cotel ainda hoje.
As aves apreendidas foram encaminhadas para o Ibama, onde permanecerão por um período de quarentena antes de serem reinseridas ao habitat natural.
Fonte: Diario de Pernambuco
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário