É preciso investir na prevenção de doenças crônicas
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Não adianta outra CPMF ou reforçar o Orçamento Geral da União com recursos para a saúde no Brasil, se o SUS (Sistema Único de Saúde) não percorrer um longo caminho em busca de prevenção à saúde da população. As consideradas doenças crônicas, todas elas são passíveis de controle e, na avaliação dos especialistas, prevenir é melhor, mais econômico e mais viável para o sistema de saúde, do que tratar infartos, AVCs, cânceres e tantas outras doenças que poderiam ter sido evitadas.
Dados do SUS revelam que mais de 20% das mortes ocorridas no Brasil são decorrentes de doenças circulatórias, como infartos e AVCs. A hipertensão, o colesterol alto, as diabetes, o excesso de peso, o sedentarismo, o tabagismo, dentre outras do gênero, são os grandes desafios à saúde do aparelho circulatório. As mulheres que antes eram minoria nessas doenças, agora, trabalhando, se alimentando fora de casa, fumando e bebendo, já são maiorias em infartos, AVCs e hipertensão.
A sociedade e o Estado têm de mudar de postura. Enquanto houver displicência por parte do paciente e problemas estruturais nos sistemas público e privado de saúde, não haverá diminuição de mortes. É inaceitável que tantas pessoas morram de complicações de doenças que podem ser tratadas. Além da falta de cuidado, as falhas são uma ameaça a quem tem problemas circulatórios.
As doenças derivadas do aparelho circulatório estão, em boa parte, associadas à epidemia de obesidade em todo o mundo. No Brasil não é diferente: os inquéritos mostram que o excesso de peso é bem democrático, independe de escolaridade e de renda. Este problema é retrato de estilo de vida das pessoas, cada vez mais sedentárias e com uma base alimentar rica em gordura, além do baixo consumo de frutas e hortaliças, que têm menor densidade calórica. O governo não pode imputar a responsabilidade somente à população, cabe a ele, também, promover debates sobre o tema e veicular propagandas que mostrem todos os riscos.
GONZAGA PATRIOTA, Contador, Advogado, Administrador de Empresas e Jornalista, Pós-Graduado em Ciência Política e Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil pela Universidade Federal da Argentina.
Nenhum comentário