Economia do Nordeste continua em alta apesar do freio no crédito
Mesmo com as medidas de restrição ao crédito impostas pelo governo nos últimos nove meses, praticamente todas as atividades econômicas continuam aquecidas no Nordeste. A região não para de crescer, e o comércio apresenta os principais sintomas dessa expansão econômica.
Em alguns Estados, como a Paraíba, as vendas cresceram 18% no primeiro semestre, enquanto a média brasileira ficou em 7,3%. A construção civil e o setor de serviços também não têm do que reclamar.
Apesar da alta dos juros e da crise internacional que atingiram o Sudeste, por exemplo, os nordestinos sentiram um impacto muito menor. No entanto, esse crescimento na região mais pobre do país se deve aos espaço físico para crescer e a “mão amiga” do governo.
Os programas sociais, como o Bolsa Família, são destinados principalmente às famílias que vivem no Nordeste. Metade das famílias atendidas pelo programa – cerca de 6 milhões – vive aqui, o que representa um repasse de R$ 700 milhões à economia da região. Ao mesmo tempo, o dinheiro do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) aquece a economia da região.
Fonte: R7
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário