Eduardo Campos faz pacotão político na Mata Sul

De juras de morte para juras de lealdade. A quase unanimidade política do governador Eduardo Campos (PSB) conseguiu um feito inédito numa das regiões mais conturbadas de Pernambuco – na política e pela violência -, a Mata Sul, unindo as duas famílias inimigas, tradicionais e detentoras do poder político em Palmares, Água Preta, Joaquim Nabuco, Xexéu e Maraial. Um “pacote” de candidaturas do PSB nessas cinco cidades está referendando essa unidade, que fez transitar descontraidamente, sábado passado, os dois líderes dos clãs, o ex-deputado estadual Enoelino Magalhães (ex-DEM, recém filiado ao PSB) e o prefeito de Água Preta, Eduardo Coutinho (PSB), candidato à reeleição, no novo Hospital Regional do Palmares, inaugurado pelo governador. O acordo prevê a candidatura de Enoelino em Palmares, mas gerou uma debandada no PSB local, com históricos socialistas e sindicalistas abandonando a legenda em protesto.

A mudança extrema tem a bênção de Eduardo Campos, mas foi costurada pelos deputados estaduais Clodoaldo Magalhães (PTB) e João Fernando Coutinho (PSB), 1º secretário da Assembleia Legislativa, respectivamente filhos de Enoelino e de Eduardo Coutinho. O pacto de aproximação das famílias gerou, além da debandada no PSB, constrangimento, mal-estar e divisão na base governista. O prefeito de Palmares, Beto da Usina, do PDT, faz parte da base de Eduardo Campos, tem o apoio do deputado estadual socialista Aluísio Lessa (PSB) – filho da cidade e amigo pessoal do governador – e vai disputar a reeleição contra Enoelino Magalhães. De outra parte, uma terceira força se apresenta para disputar: o ex-prefeito de Água Preta César Romero Magalhães (PSL), filho de Enoelino. Os dois já estão afastados pessoalmente, mas o pai afirma que vai procurar o filho para convencê-lo a desistir. “Não falei com ele recentemente. Oportunamente, haveremos de conversar e vamos chegar a uma conclusão. Tenho certeza do bom senso”, disse Enoelino.

Candidato a uma quarto mandato em Água Preta, Eduardo Coutinho – que nos momentos radicais, andava com segurança policial – ressaltou que a unidade das famílias “atende a um projeto maior do governo estadual” para o PSB. O acordo inclui o apoio também a Enoelino em Palmares, a Eudo Magalhães (PSB, irmão de Enoelino e ex-prefeito de Água Preta) em Xexéu, a João Bezerra (PSB, atual vice de Palmares) em Maraial e a João Carvalho (PSB), disputando a reeleição em Joaquim Nabuco. “Houve um entendimento entre os deputados João Fernando e Clodoaldo, com o aval do governador, para a pacificação das duas famílias na região. Acabam as divergências, num gesto de maturidade, e construímos uma unidade para o crescimento da região”, disse Coutinho. “Estamos numa fase preliminar de conversa. Entrei no PSB e estamos unindo as famílias que eram adversas, para que a gente possa prestar melhor serviço à Mata Sul. Havia a necessidade dessa junção política. Graças ao governador, foi possível acontecer. Cada um cedeu, todos sentaram e se abraçaram para trabalhar por Pernambuco”, endossou Enoelino, ex-deputado em 1990 e 1994. O irmão Eudo também foi deputado (1998).

O acordo fere e divide a unidade da Frente em Palmares. O prefeito Beto Usina, candidato à reeleição, tem o apoio de Aluísio Lessa, opositor do pacto. “Aqui, eu voto contra o PSB. O atual vice-prefeito (João Bezerra) atrapalha a gestão. Beto pegou uma herança maldita (da gestão Enoelino). Nas eleições, no lugar onde houver bola dividida (candidatos da base), o governador não vai fazer campanha”, conforta-se Lessa. O governador, todavia, procurou minimizar o racha. “Aqui, eu tive apoio dos dois (Enoelino e Coutinho) em 2010, em função do trabalho que estamos fazendo. Nossa relação política é muito clara. Trato isso com muito respeito. Agora, são naturais as divergência no ambiente municipal. Quando não é possível superá-las, o povo escolhe o melhor projeto pelo voto”, analisou.

Fonte: Jornal do Commercio

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.