Empregados domésticos sem carteiras profissionais
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Enquanto sindicalistas reclamam que 30% dos trabalhadores brasileiros não têm suas carteiras profissionais assinadas pelos patrões, o Instituto de Pesquisas Econômicas (IPEA) informou que dos sete milhões de empregados domésticos no Brasil, mais de quatro milhões trabalham clandestinamente.
Além de não terem as suas carteiras profissionais assinadas, não dispõem de todos os seus direitos assegurados pela CLT, a exemplo do FGTS que é opcional, sem levar em consideração, ainda, que a metade desses importantes profissionais recebe menos do que um salário mínimo vigente no país, por mês.
Por não encontrarem mecanismos legais para resolver seus problemas trabalhistas, muitos desses profissionais estão optando por trabalharem como diaristas, hoje atingindo aproximadamente 30% da demanda, por que tem mais autonomia e melhores rendimentos, no entanto, fora das formalidades.
Esses trabalhadores brasileiros ainda não se organizaram bem através de Associações e Sindicatos, para cobrarem todos os direitos e garantias assegurados aos demais trabalhadores brasileiros, fatos que os deixam impotentes.
Gonzaga Patriota
Nenhum comentário