Escravidão e agressão aos direitos humanos permanecem no Brasil

Deputado Federal Gonzaga Patriota

Entra governo, sai governo e praticamente nenhuma política é instituída para tratar com seriedade dos problemas causados pela escravidão e aos direitos humanos, como um todo. Oito meses se passaram do governo da Presidente Dilma Rousseff, e o que se escuta falar são os terríveis cortes de verbas do Orçamento Geral da União que, em cujo conteúdo, quando você vai analisar quanto foi orçado para as campanhas de políticas sociais de combate ao tráfico de escravos negros e brancos na exploração do trabalho forçado ou das agressões aos direitos humanos, principalmente nos presídios, se espanta. Nada ou quase nada para essas campanhas, tanto na repressão, quanto na prevenção, de educação, de ressocialização e de tantas outras que afastem os nossos trabalhadores.

Por um lado amontoam-se serem humanos nas penitenciárias brasileiras, a exemplo do Aníbal Bruno que mantém cinco mil presos ocupando um espaço destinado a 1.400, esse presídio foi alvo de pedido de explicações da Comissão Internacional de Direitos Humanos, da OEA, recomendando que o governo adote medidas cautelares de proteção à vida e a integridade dessas pessoas. E, não é apenas o Aníbal Bruno que padece de uma deformação visível e exposta, são todos os nossos presídios. São, também, as nossas crianças, adolescentes e idosos, dormindo nas calçadas por dias afio, sem sequer tomar um banho ou uma refeição.

Se vamos às grandes fazendas, do Maranhão ao Norte do País, encontramos seres humanos trabalhando em condições degradantes, desumanas, de semi-escravidão. Um horror. Nem parece que estamos no Brasil da Constituição Cidadã de Ulisses Guimarães, que resgatou o Estado Democrático de Direito. Aqui pergunto. Por que não se aplica o teor da Emenda Constitucional que confisca as terras onde forem encontrados trabalhadores em condições análogas à escravidão? Porque não querem. E não é só no mato não. Recentemente o Ministério do Trabalho autuou em São Paulo, grandes empresas, a exemplo da Zara e das Casas Pernambucanas, em mais de trinta locais, pela pratica do trabalho escravo, na sua grande maioria, bolivianos. Até onde vai isso.

GONZAGA PATRIOTA, contador, advogado, administrador de empresas e jornalista. Pós-graduado em Ciência Política. Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil, pela Universidade Federal de Buenos Aires, na Argentina.

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.