Espanha confirma crescimento nulo no 3º trimestre
A economia espanhola registrou um crescimento nulo no terceiro trimestre na comparação com o trimestre anterior, que teve um avanço de 0,2%, confirmou nesta quarta-feira o INE (Instituto Nacional de Estatística).
Em ritmo anual, o PIB (Produto Interno Bruto) progrediu 0,8%, longe da meta do governo para o fim do ano, de 1,3%. O FMI (Fundo Monetário Internacional), o Banco da Espanha e a agência de classificação financeira Standard & Poor’s projetam um crescimento de 0,8% para 2011.
De acordo com o jornal espanhol “El País”, a estagnação econômica chega após o retorno da retração no consumo das famílias, que caiu 0,1% no terceiro trimestre, depois de uma tímida recuperação no período anterior. Também influenciou o corte nos gastos públicos para conter a crise no país.
Com isso, o aumento das exportações de 5,4% no trimestre e a boa evolução das receitas do setor do turismo, com alta de 1,2% no período nos gastos de não residentes na Espanha, não foram suficientes para levar o PIB ao crescimento.
Na semana passada, o instituto já havia adiantado que a economia nacional deveria ficar estagnada. Segundo o órgão, a elevada contribuição do setor externo ao crescimento compensaria apenas parcialmente a influência negativa da demanda nacional.
De acordo com o antecipado pelo Banco da Espanha em outubro, a estagnação também pode ser atribuída aos cortes de despesa das administrações públicas e ao prolongamento da contração no setor da construção.
A contribuição do setor externo ao PIB continuou positiva, principalmente, pelo dinamismo do turismo, afirmou o Banco da Espanha. No entanto, a entidade advertiu que as exportações de bens e o turismo — que constituem o principal suporte da economia — poderiam se desacelerar no último trimestre do ano.
A profunda crise vivida pela Espanha se traduziu em quase cinco milhões de desempregados, em uma economia estagnada e em mercados internacionais à espreita da dívida do país.
Fonte: Das Agências de Notícias
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário