Falta de confiança freia investimento de empresas nas redes sociais, diz pesquisa

A maior parte dos executivos de grandes empresas acredita que as mídias sociais são importantes para os negócios, mas apenas uma pequena parte acredita que essas plataformas vão trazer algum retorno para a companhia. A consequência dessa falta de confiança é a redução dos investimentos em mídias sociais. Essa conclusão é de uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria Accenture.

Durante o estudo Making Social Media Pay: Rethinking Social Media’s Potential to Bolster B2B Interactions, Customer Loyalty, Revenues and Brand Reputation (Uso das Mídias Sociais: Repensando o Potencial das Mídias Sociais para o Comércio B2B, Fidelização de Clientes, Rendimentos e Valorização da Marca, em tradução livre), a Accenture entrevistou 213 executivos de empresas B2B nos EUA com faturamento superior a R$ 1,86 bilhões (1 bilhão de dólares). As companhias B2B (business-to-business) são aquelas que fazem negócios diretamente com outras empresas, e não com o consumidor final.

A pesquisa revela que o envolvimento da empresa com as mídias sociais depende da confiança que cada companhia tem nessas plataformas.

Segundo o relatório, apenas 25% dos executivos se sentiram confiantes com relação aos investimentos em mídias sociais. Por outro lado, 19% sentiam “pouca” ou “nenhuma” confiança nesses investimentos.

De acordo com o relatório da Accenture, os executivos reconhecem o potencial das redes sociais, mas não sabem o que fazer para aproveitar essas plataformas.

– A falta de confiança se traduz em falta de ação.

Apesar da falta de ação, grande parte dos entrevistados reconhece a importância das mídias sociais para o relacionamento com clientes, parceiros e outros interessados.

Poucas companhias, no entanto, usam todo o potencial das mídias sociais para atingir seus objetivos.

Segundo a pesquisa, 65% dos executivos consideram as redes sociais um canal “extremamente importante” ou “muito importante“ para se comunicar com parceiros, futuros clientes e consumidores.

No entanto, apenas 8% estão intensamente envolvidos com o trabalho que suas empresas fazem nas redes sociais. Por outro lado, 16% afirmam que estão “um pouco” envolvidos e 10% dizem não estar “nada” envolvidos com esses projetos.

Segundo o relatório, as principais metas das empresas B2B nas redes sociais são: melhorar o envolvimento com os clientes (60%); proteger e construir a reputação da marca (59%); e criar novas oportunidades de receita (52%).

De acordo com o relatório da Accenture, o mercado de negócios entre empresas ainda está muito distante de aproveitar as mídias sociais da mesma forma que o mercado de negócios entre empresas e consumidores. No cenário chamado B2C (business-to-consumer), as companhias já perceberam que as mídias sociais permitem ampliar a publicidade dos produtos e elevar as vendas, além de desenvolver ideias de novos produtos, a partir de sugestões dos próprios consumidores.

Fonte: R7

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.