Falta de doações de órgãos preocupa. Pernambuco tem mais de 3,2 mil na fila de espera

Um dado preocupante vem deixando os técnicos da Central de Transplantes da Secretaria Estadual de Saúde (CT/SES) preocupados. Até a manhã de ontem, mais de 3,2 mil pacientes ainda esperavam por um transplante de órgão. Desse total, a falta de doadores de fígado é a que mais preocupa por causa da gravidade das doenças relacionadas ao órgão. Ao todo, são 173 pessoas no aguardo. Além dele, outros órgãos são esperados pelos pacientes. Segundo dados da Central de Transplantes, a fila ainda conta com 1,8 mil pessoas na expectativa de ganhar um rim, 1,3 mil por uma córnea e oito à espera de um coração.

Para a gerente de descentralização da CT, Gerlene Grudka Lira, a preocupação dos dados em relação aos enfermos à espera de um fígado tem uma explicação. “São pacientes que não têm nenhuma outra alternativa terapêutica a princípio, como têm os pacientes com problemas de rins, para suprir as funções do fígado”.

Ainda de acordo com Gerlene, a timidez da população em doar se dá por dois fatores. “A dificuldade que a população ainda tem em lidar com a morte é o grande problema. Nós, em vida, não discutimos sobre a morte. Então, é por isso que existe essa dificuldade. A falta de informação também contribui. As pessoas ainda acreditam em muitos mitos. Mito de que o corpo vai ficar deformado, e isso não é verdade”, exemplificou.

Sem perder tempo, e pensando numa vida melhor para o próximo, a dona de casa Luciana Tenório, 46, decidiu doar as córneas do filho para duas pessoas e, com isso, reduzir o número de pessoas na fila de espera para transplantes. Após perder o seu primogênito no ano passado, Luciana resolveu doar os órgãos dele depois de ser informada sobre os procedimentos legais para o transplante e a necessidade do mesmo para salvar outras vidas.

“‘Perdi meu filho em maio do ano passado no Hospital da Restauração (HR), após ele ter sido baleado. No hospital me explicaram sobre os procedimentos que seriam tomados para o transplante. Disseram que após a retirada dos órgãos não deixariam marcas. Como ele não precisava mais e tinha quem precisasse, decidi doar”, explicou.

Ainda de acordo com Luciana, após a realização da doação, o sentimento que se tem é de satisfação. “É muito bom saber que uma partezinha do meu filho ficou na terra para ajudar outras pessoas. Sempre que me lembro disso, penso em ver essas pessoas. Não tenho lembranças do meu filho triste. Acho que as pessoas que receberam os olhos voltaram a enxergar com mais alegria e satisfação”.

Ainda sem poder contar com a mesma felicidade dos receptores dos olhos doados por Luciana está o agente de viagem Aureliano Albuquerque, 52. Esperando há um ano por um transplante de fígado, Aureliano confessa que espera ansiosamente pelo órgão. “Em 2000 fiz um exame de rotina e descobri que estava com problemas no fígado. Desde então, fico ansioso para saber quando realizarei o transplante, pois quem está na lista de espera não tem uma data definida para a realização do procedimento”.

Até o mês passado, 373 transplantes e 23 doações múltiplas de órgãos foram realizados em Pernambuco este ano. Quem desejar realizar a doação deverá comunicar aos seus familiares sobre a sua vontade de ser um doador. Além disso, elas precisam ter boas condições de saúde para serem transplantadas. A Central de Transplantes disponibiliza um serviço de atendimento (0800.281.2185) para informações e orientações.

Fonte: Folha de Pernambuco

 

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos!
Você pode salvar vidas apenas por meio da sua palavra. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.
Em vida, pode-se doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea e parte do pulmão. Após a morte, coração, pulmões, fígado, pâncreas, intestino e rins. Também tecidos como córnea, veias, ossos e tendões.
Doe órgãos. Salve vidas.
Acesse: http://bit.ly/cMyN1F e http://bit.ly/cHLx34
Siga-nos no Twitter: http://www.twitter.com/minsaude
Para mais informações: [email protected]

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.