Fieis celebram Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil
Católicos de todo o País celebram, nesta quarta-feira (12), o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil desde 1929. No Recife, a data é comemorada em toda Arquidiocese, mas de modo na comunidade da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no bairro do Ipsep. O templo fica localizado na Praça Aleixo de Oliveira, na Vila da Ipsep.
A festa entre o fieis do bairro do Ipsep promete começar cedo. No início da manhã, por volta das 5h, está prevista a alvorada festiva e procissão até a igreja Matriz. Durante o dia está prevista a recitação do terço, Ofício de da Imaculada Conceição, Adoração ao Santíssimo e procissão às 15h, que vai percorrer as principais ruas do bairro com a imagem de Nossa Senhora.
Para terminar o dia de homenagens à Mãe de Deus, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, preside a celebração eucarística de encerramento, que começa às 18h. Após a missa, o Padre João Carlos comanda show religioso na comunidade, a parir das 20h. O novenário de Nossa Senhora Aparecida, como é conhecida a festa em homenagens a santos que duram nove dias, começou no dia 3 de outubro.
História
A devoção a Nossa Senhora Aparecida começou no ano de 1717, quando os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves, após várias tentativas de conseguir algum peixe, retiraram do rio Paraíba uma imagem sem cabeça. Logo, lançarama rede novamente e conseguiram apanhar a cabeça da imagem. Lançando as redes mais uma vez, os homens conseguiram tantos peixes, que encheram as redes.
Durante ano, a imagem ficou com Filipe até que deu ao seu filho, que montou um oratório onde reunia amigos e vizinhos todos os sábados para orações. A fama da Santa se alastrou e em 1734 já era erguida primeira capela. Em 1904, o Papa Pio X quis coroar a imagem de modo solene. Já em 1929, o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil, com objetivo do bem espiritual do povo brasileiro e o aumento cada vez maior de devotos à Imaculada Mãe de Deus.
Fonte: Folha de Pernambuco Digital
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário