Fórum dos Diários Associados fala hoje da educação para o trânsito
Exercitar e fortalecer a tolerância com o próximo no trânsito não é tarefa fácil. Educação e conscientização são necessárias para que o condutor se comporte de uma forma que não fira os direitos do motorista que está ao lado. A questão será abordada na 9ª Edição do Fórum Desafios para o Trânsito do Amanhã, promovido pelos Diários Associados. O debate, que acontece hoje, às 8h30, no auditório dos Diários Associados, em Santo Amaro, terá como convidados a assessora técnica do Denatran, Rita Cunha; a presidente do Detran/PE, Fátima Bezerra; e o engenheiro e consultor de educação de trânsito e transportes da C. Guido Consultoria, Carlos Guido.
O consultor abordará ideias que podem contribuir para a construção de um trânsito melhor para o usuário. Segundo Guido, apenas a educação, a fiscalização e a operação de trânsito podem reduzir acidentes e melhorar a fluidez nas cidades brasileiras. Além disso, na opinião dele, é necessário que a sociedade assuma a responsabilidade de forma conjunta. “Acredito que a sociedade autoriza, consciente ou inconscientemente, o comportamento irresponsável ao volante. Afinal, esses atores apenas reproduzem, de forma mimética, os comportamentos estimulados culturalmente pela sociedade”, afirma.
Para Guido, a sensação de impunidade e a aceitação da infração de trânsito como natural fazem parte dos valores sociais que precisam ser mudados em toda a sociedade brasileira. O consultor frisa que atitudes como não ultrapassar o sinal vermelho tornaram-se fora de moda e que a população se acostumou a aceitar como permitido o que não é explicitamente proibido, a exemplo do limite de velocidade, que acaba sendo obedecido apenas onde há fiscalização. “Assim, a civilidade e o respeito às leis são iniciativas que constituem um novo modelo teórico importante para a educação de trânsito”.
A assessora técnica do Denatran, Rita Cunha, vai comentar as competências do órgão – estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – com relação à educação de trânsito, além dos trabalhos realizados pelo Denatran e alguns dos conflitos existentes entre o CTB e a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Brasileira (LDBEN). Para isso, Rita vai abordar o artigo 76 do CTB, que dispõe sobre a promoção da educação para o trânsito da pré-escola ao ensino superior, e o artigo 19, que estabelece algumas funções do Denatran. “Elaboramos programas de formação e treinamento dos nossos colaboradores, além de propor medidas que estimulem a pesquisa científica e o ensino técnico-profissional de interesse do trânsito”, afirma.
Capacitação
A presidente do Detran/PE, Fátima Bezerra, falará sobre a situação do trânsito no mundo, no Brasil e em Pernambuco. Ela comentará os programas do governo do estado e do Detran, entre eles a capacitação dos servidores que atendem no Detran Expresso, a fim de que o usuário resolva seus problemas com pessoal treinado.
Para Fátima, a educação no trânsito deve ser desenvolvida por etapas, da conscientização do motorista à fiscalização e à punição, que ela também considera importante. “Fazendo um diagnóstico, constatamos a má formação do condutor em relação ao respeito às leis de trânsito”.
Fonte: Diario de Pernambuco
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário