Fórum dos Diários Associados fala hoje da educação para o trânsito

Exercitar e fortalecer a tolerância com o próximo no trânsito não é tarefa fácil. Educação e conscientização são necessárias para que o condutor se comporte de uma forma que não fira os direitos do motorista que está ao lado. A questão será abordada na 9ª Edição do Fórum Desafios para o Trânsito do Amanhã, promovido pelos Diários Associados. O debate, que acontece hoje, às 8h30, no auditório dos Diários Associados, em Santo Amaro, terá como convidados a assessora técnica do Denatran, Rita Cunha; a presidente do Detran/PE, Fátima Bezerra; e o engenheiro e consultor de educação de trânsito e transportes da C. Guido Consultoria, Carlos Guido.

O consultor abordará ideias que podem contribuir para a construção de um trânsito melhor para o usuário. Segundo Guido, apenas a educação, a fiscalização e a operação de trânsito podem reduzir acidentes e melhorar a fluidez nas cidades brasileiras. Além disso, na opinião dele, é necessário que a sociedade assuma a responsabilidade de forma conjunta. “Acredito que a sociedade autoriza, consciente ou inconscientemente, o comportamento irresponsável ao volante. Afinal, esses atores apenas reproduzem, de forma mimética, os comportamentos estimulados culturalmente pela sociedade”, afirma.

Para Guido, a sensação de impunidade e a aceitação da infração de trânsito como natural fazem parte dos valores sociais que precisam ser mudados em toda a sociedade brasileira. O consultor frisa que atitudes como não ultrapassar o sinal vermelho tornaram-se fora de moda e que a população se acostumou a aceitar como permitido o que não é explicitamente proibido, a exemplo do limite de velocidade, que acaba sendo obedecido apenas onde há fiscalização. “Assim, a civilidade e o respeito às leis são iniciativas que constituem um novo modelo teórico importante para a educação de trânsito”.
A assessora técnica do Denatran, Rita Cunha, vai comentar as competências do órgão – estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – com relação à educação de trânsito, além dos trabalhos realizados pelo Denatran e alguns dos conflitos existentes entre o CTB e a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Brasileira (LDBEN). Para isso, Rita vai abordar o artigo 76 do CTB, que dispõe sobre a promoção da educação para o trânsito da pré-escola ao ensino superior, e o artigo 19, que estabelece algumas funções do Denatran. “Elaboramos programas de formação e treinamento dos nossos colaboradores, além de propor medidas que estimulem a pesquisa científica e o ensino técnico-profissional de interesse do trânsito”, afirma.

Capacitação
A presidente do Detran/PE, Fátima Bezerra, falará sobre a situação do trânsito no mundo, no Brasil e em Pernambuco. Ela comentará os programas do governo do estado e do Detran, entre eles a capacitação dos servidores que atendem no Detran Expresso, a fim de que o usuário resolva seus problemas com pessoal treinado.
Para Fátima, a educação no trânsito deve ser desenvolvida por etapas, da conscientização do motorista à fiscalização e à punição, que ela também considera importante. “Fazendo um diagnóstico, constatamos a má formação do condutor em relação ao respeito às leis de  trânsito”.

Fonte: Diario de Pernambuco

 Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.