Gonzaga Patriota destaca o número alarmante de acidentes de trânsito no país
O Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE), líder da Bancada do Nordeste, discursou no Grande Expediente da sessão plenária da Câmara dos Deputados na tarde desta segunda-feira (07). O parlamentar levou para a tribuna um tema que aflige a sociedade: as tragédias no trânsito.
Um levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde, com base em dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), mostra que o Brasil registrou no ano passado 40.610 vítimas fatais no trânsito, um aumento de quase 25% em relação ao registrado nove anos antes, em 2002, quando 32.753 morreram.
Entre as regiões do país, o maior percentual de aumento na quantidade de óbitos foi registrado no Norte (53%), seguido do Nordeste (48%), Centro-Oeste (22%), Sul (17%) e Sudeste (10%).
Gonzaga Patriota, que já foi Secretário Nacional de Trânsito, na época do Presidente Itamar Franco, deu algumas dicas para que os motoristas não façam parte dessa triste estatística. “Quais os conselhos deste educador de trânsito a quem está no volante: conduza seus documentos e do veículo, em dia. Revise o veículo nas datas previstas e verifique se os equipamentos de uso estão presentes. Coloque o cinto de segurança e exija que os demais ocupantes o façam também. Respeite a sinalização. Crianças só no banco traseiro. Não permita excesso de passageiros. Se beber não dirija. Não utilize o celular dirigindo. A sua velocidade deve ser a indicada para cada trecho a percorrer. Não ultrapasse quando a faixa for contínua. Se estiver em motocicleta, use os equipamentos obrigatórios, como: capacete, viseira fechada, botas, luvas e exija o mesmo do garupa. Assim, você não será multado, não terá o seu veículo apreendido, além de não correr risco de vida”, disse Gonzaga Patriota.
Em seu pronunciamento, o deputado destacou à decisão do Supremo Tribunal Federal que decidiu que é crime dirigir embriagado, mesmo que o motorista não provoque acidente. De acordo com Gonzaga quem dirige embriagado está apontando uma “arma” para outra pessoa. “Esse dispositivo legal não diz que o motorista só será punido se provocar acidente ou dano, diz que é crime, e pronto. Ora, se alguém aponta uma arma para outrem e aperta o gatilho, independentemente dessa arma disparar ou não, ele já praticou um crime, porque teve a intenção de matar, não matou porque a arma falhou, não disparou o cartucho. É a mesma coisa, ou seja, quem dirige embriagado está apontando uma “arma” para outra pessoa; isso é crime, independentemente se essa “arma” irá falhar ou não”, falou o socialista.
O parlamentar concluiu o discurso fazendo uma solicitação às autoridades do governo da Presidenta Dilma Rousseff. “Concluo fazendo um veemente apelo às autoridades do governo da Presidenta Dilma Rousseff no sentido de agilizarem a liberação dos recursos do Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF) para a contratação dos novos policiais, reabertura dos Postos fechados e instalação dos equipamentos de fiscalização eletrônica nas principais rodovias do país”, finalizou o deputado.
Gonzaga Patriota, também, pediu a liberação dos recursos do Fundo de Trânsito (FUNTRAN) para os municípios que optaram pela municipalização do trânsito, a exemplo de Petrolina, Salgueiro, São José do Egito, Sertânia e tantos outros em Pernambuco.
Se a fiscalização passasse pelo menos 2 horas em Santa Cruz 80% das motos e veiculos daquela cidade sairam de circulação, devido a imprudencia praticada por motoristas daquela cidade, segundo um policial lá não tem jeito eles prendem e os politicos tiram na mesma hora, não importa o grau da infração. Eu mesmo vi criaças de colo sendo transportadas em motos a mãe sem capacete imagina a criança. Justiça orgente para aquela cidade.