Gonzaga Patriota denuncia desprezo do Incra a famílias de assentados do Virgulino Ferreira
O Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE) na tarde desta terça-feira (28) fez um apelo durante o seu discurso na Câmara dos Deputados para que o Ministro de Estado do Desenvolvimento Rural e o Presidente do INCRA tomem providencias referentes às trezentas famílias de trabalhadores rurais sem terra que ocupam uma área pertencente ao DNOCS, às margens da Barragem de Serrinha, em Serra Talhada.
Segundo o parlamentar, alguns dos compromissos assumidos pelo INCRA foram cumpridos a exemplo do Fomento da Primeira Operação, isso ocorrido em 2005, bem, como parte da eletrificação rural e a construção de aproximadamente 100, das 300 casas residenciais. Só que passados seis anos desse primeiro fomento, o INCRA não mais acenou com quaisquer recursos para essas trezentas famílias, as quais, sem os títulos das terras, sem as moradias, sem a infra-estrutura exigida pelo processo de reforma agrária, não podem ficar sem receber o fomento de operações.
A cada dia os problemas se acumulam e esses trabalhadores não encontram por parte do INCRA, estruturas para resolvê-los, a começar pelos desvios de alguns materiais elétricos das redes ali iniciadas, bem como da reocupação de parte dessas terras por ex-proprietários e seus familiares.
A convite de Severino dos Santos, o Zito, Presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Assentamento Virgulino Ferreira, em Serrinha, Serra Talhada, Gonzaga Patriota participou neste domingo (26) de uma reunião, onde pode constatar os descasos praticados pelas autoridades do governo com esses trabalhadores rurais.
Ainda durante o seu pronunciamento o Deputado destacou a dificuldade desses assentamentos no período de chuva e como isso afeta o acesso a escola por parte das crianças.
“Esses assentados estão divididos pelas margens esquerda e direita da Barragem de Serrinha, só que o acesso durante as chuvas fica suspenso, às vezes até por mais de seis meses, por falta de uma ponte sobre o sangradouro da mencionada barragem. Essa suspensão de trânsito prejudica as aulas, principalmente das crianças. Para se ter uma idéia, este ano, nenhuma criança que reside do lado direito da barragem de Serrinha teve acesso as aulas, por falta de transporte escolar, em razão do sangradouro da barragem impedir suas passagens”, disse.
E para finalizar, Gonzaga Patriota fez um veemente apelo ao Ministro de Estado do Desenvolvimento Rural e ao Presidente do INCRA, objetivando atender os seguintes pleitos, para as 300 (trezentas) famílias de assentados do MST, no Assentamento Virgulino Ferreira, em Serrinha, Serra Talhada/ PE.
01 – Retorno do Fomento das 300 famílias;
02 – Titularização das Terras;
03 – Construção das 200 casas restantes;
04 – Instalação da energia trifásica nas casas já construídas;
05 – Instalação de água tratada nas casas construídas;
06 – Patrolar e cascalhar as estradas de acesso ao assentamento;
07 – Infra-estruturar 300 acres de 02 hectares para cada colono irrigar;
08 – construir uma Passagem Molhada, tipo Ponte, com 600 metros de comprimento e três metros de largura, sobre colunas de 03 (três) metros de altura, ao longo do sangradouro da Barragem de Serrilha, para dá acesso aos assentados das duas margens da mencionada barragem.
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário