Governo amplia microcrédito mas BNB continua sustentando a operação no país

O Governo Federal deseja que o Banco do Nordeste não fique sozinho na operações de microcrédito entre os bancos públicos e convidou, também, a Federaçào Brasileira dos Bancos, Febrabran, presidida por Murilo Portugal, para convencer os bancos públicos a entrar no negócio. Pelo que a Política Real pôde apurar o Banco do Nordeste vai continuar, pelo menos até o fim deste ano, sendo o principal operador do sistema mesmo na nova versão.

 A proposta do “Crescer – Programa Nacional de Microcrédito” de levar os 10 % de todos os depósitos compulsórios à vista para operações de caráter produtivo em taxas bem melhores no microcrédito – dos atuais 5% ao mês para 8% ao ano, custo total de 9%, incluindo taxa inicial de contratação de 1%  – não irá eliminar as operações de microcrédito para o consumo, conforme informou o secretário-adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt, que participou e comandou a coletiva com a imprensa.
A Política Real questionou qual a meta para a participação da Caixa Econômica e do Banco do Brasil nas operações de microcrédito neste ano de 2011 e se eles iriam remunerar o Banco do Nordeste pela consultoria que este banco iria dar aos outros bancos federais visto que até 2013 o governo federal tem como meta realizar 3,5 milhões de contratos. Hoje, o BNB com 12 anos operando com o seu “Crediamigo” teria algo em torno de 900 mil contratos. Neste ano, o “Crescer” pretende realizar 794 mil contratos. Os presidentes dos bancos não quiseram se aprofundar na remuneração ao BNB.   O Presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, disse que iria colocar 16 mil pessoas para atuar nesta carteira, mas não soube dizer quantos operariam no Nordeste. Essas pessoas já estariam treinadas, disse.
O presidente da Caixa, o baiano Jorge Hereda, disse que a Caixa tinha prepararo para lidar com ações com implicação social e disse que iria colocar, no ano que vem, 1000 “aprendizes” para operar na área.
Esta questão ficou mais clara quando o presidente do BNB, Jurandir Santiago, disse que a meta do banco para este ano era fechar com o novo microcrédito para o setor produtivo com 570 mil contratos, fora o que já opera. Para o ano de 2011, os outros bancos federais, incluindo o Basa, vão realizar não mais que 224 mil contratos. O presidente do Basa, Abdias Junior, quis esboçar um comentário, mas foi interrompido pelo secretário adjunto da Fazenda que afrimou que face a especialização do BNB neste tipo de operação era natural o grande números de contratos a ser operado pelo banco com sede em Frotaleza mas que no ano de 2012 só BB poderá estar operando com mais de 800 mil contratos, mas em todo o país.
Na prática, o novo programa pretende quase quadruplicar( 3,88 vezes) o tamanho do programa do BNB que opera hoje com 900 mil contratos dentro de 3 anos, ao final de 2013. Atualmente, o banco privado que opera em microcrédito com algum sucesso é o Santander, informou o secretário do Ministério da Fazenda.

 Fonte: Política Real

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.