Governo anuncia hoje “pacote de bondades” para a indústria
A presidente Dilma Rousseff comanda, nesta terça-feira (2), o lançamento da nova política industrial brasileira, que será batizada de “Brasil Maior”. A cerimônia, marcada para as 11h, servirá para apresentar um “pacote de bondades” para a indústria brasileira, sobretudo para as fábricas que vendem produtos para o exterior e sofrem com o dólar desvalorizado diante do real. O encontro também deve trazer um plano de aumento do investimento em ciência e tecnologia.
Um dos pontos certos do programa é a intenção de ampliar os investimentos públicos e privados em pesquisa e desenvolvimento para 0,9% do PIB (Produto Interno Bruto, ou a soma de todos os bens e serviços produzidos pela economia ao longo de um ano) até dezembro de 2014. A Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), ligada ao Ministério de Ciência e Tecnologia, vai receber R$ 2 bilhões ao longo dos próximos três anos para executar esses projetos.
Outra meta do “Brasil Maior” é a elevação em 50% do número de micro e pequenas empresas inovadoras. De acordo com o governo, a ideia é bancar o crescimento dessas iniciativas que, em países como Estados Unidos e Japão, têm atenção dedicada.
Para as grandes empresas, o governo quer aumentar o investimento em fábricas dos atuais 18% para 23% do PIB e condicionar a ajuda governamental a uma meta de redução em 40% do déficit comercial em produtos industrializados. A intenção é diminuir a dependência do Brasil da pauta exportadora de produtos primários, como os agrícolas, e passar a vender mais produtos prontos ao exterior.
Fonte: R7
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário