Governo anuncia maior rigor contra cinquentinhas

O governo do Estado resolveu reagir aos abusos promovidos nas ruas por muitos condutores de motos 50 cilindradas (50 cc), definidas como ciclomotores e popularmente conhecidas como cinquentinhas. O Estado, por meio do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto, anunciou que não irá mais fechar os olhos às irregularidades desse tipo de veículo e que a fiscalização será reforçada nas ruas. As cinquentinhas, a partir de agora, serão paradas em qualquer blitz realizada no Estado e aqueles motoristas que não forem habilitados ou não estiverem usando o capacete serão notificados e terão o veículo apreendido. Pelo menos por enquanto, o emplacamento não será exigido.

A decisão do governo foi aprovada pelos órgãos de trânsito, que há mais de dois anos tentam realizar a fiscalização dos ciclomotores, mas estavam impedidos por uma decisão judicial, fruto de uma ação que ainda tramita no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Existe uma polêmica sobre a responsabilidade de registro e licenciamento dos ciclomotores. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que todo e qualquer veículo automotor (entre eles estariam os ciclomotores) deve ser licenciado pelos órgãos de trânsito dos Estados, ou seja, os Detrans. Mas o mesmo código determina que a competência para registrar, licenciar, fiscalizar e aplicar penalidade aos veículos ciclomotores é dos órgãos de trânsito municipais. Para isso, eles têm que ter uma legislação própria ou firmar convênios com os órgãos estatais para essa função. Só que há magistrados que não concordam com o convênio e exigem a legislação municipal.

“Na verdade, a decisão judicial não proíbe o Estado de fazer a fiscalização. Exige uma legislação específica de cada município para poder cobrar o emplacamento dos ciclomotores. Mas a fiscalização dos veículos e condutores, que é papel do Estado, não está proibida. Então, vamos agir em cima dela, cobrando dos motoristas de motos 50 cc que possuam Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e usem capacete”, afirmou o médico João Veiga, presidente do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto. A fiscalização das cinquentinhas será realizada por todos os órgãos ligados ao trânsito em Pernambuco, inclusive as unidades municipais.

Fonte: Jornal do Commercio

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

as prefeituras devem criar os departamentos para emplacar os ciclomotores,e fornecer as autorizaçoes de conduçao ou seja acc.em portugal a prefeitura de oidevelas ja fornece a autorizaçao e emplaca os ciclomotores gerendo com isso receitas para a prefeitura, presisamos de iniciativa imediato pois as prefeituras devem participar destas receitas,

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.