Governo da Bahia busca sensibilizar população sobre riscos do abate clandestino
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A Secretaria da Agricultura da Bahia tem priorizado como uma de suas principais metas o combate ao consumo da carne clandestina. Por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adab), o órgão desenvolve ações de educação sanitária em todo o Estado.
Esta foi uma das colocações feitas pelo secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, ao participar na manhã da última quinta-feira (17), no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, da sessão especial convocada pelo deputado Mário Negromonte Júnior para debater questões relacionadas à cadeia produtiva da carne (foto).
“O abate clandestino é resquício da cultura que prevaleceu por muito tempo na zona rural, e a educação sanitária é uma das ferramentas que nós temos para mudar essa realidade”, disse o deputado, anunciando que pretende envolver outras secretarias no debate, a exemplo das pastas da Saúde e da Educação, com o objetivo de prevenir doenças relacionadas à carne, e conscientizar os estudantes sobre a carne clandestina e a carne legalizada.
“O Estado não consegue ter um policial em cada esquina para enfrentar a violência, e nós não conseguimos também colocar um fiscal agropecuário em cada zona rural para impedir o abate clandestino”, comparou o secretário, destacando a importância da educação sanitária e a participação da sociedade. “A população precisa se conscientizar do risco que representa para a saúde o consumo de carne oriunda do abate clandestino”, disse, lembrando a necessidade de ações conjuntas do Ministério Público e vigilância sanitária das prefeituras municipais.
Fonte: Blog do Carlos Britto
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário