Governo de Pernambuco contesta índice do Mapa da Violência 2012

A Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco contestou o índice de 57,9 homicídios em cada 100 mil habitantes, no Recife, apresentado pelo Mapa da Violência 2012, elaborado com base em informações do Ministério da Justiça e do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, divulgado nesta quarta-feira (14). Segundo levantamento da SDS, a taxa é de 44,08 assassinatos em cada 100 mil habitantes, o que levaria a capital pernambucana do quarto para o décimo segundo lugar no ranking entre as capitais do Brasil.


O secretário da SDS, Wilson Damázio, explicou que o critério utilizado pelos estudos são diferentes. “O SUS (Sistema Único de Saúde) leva em conta o local onde houve a morte e nós computamos o local onde houve a ocorrência, pois muitas vítimas são levadas para hospitais no Recife, como o Hospital da Restauração. O nosso dado condiz mais com a realidade”, disse. No Mapa da Violência 2012, Maceió aparece como a capital mais violenta: foram 109,9 homicídios/100 mil habitantes em 2010. Em seguida estão João Pessoa (80,3), Vitória (67,1), Recife (57,9) e São Luís (56,1).

Quando se analisa o ranking por estados, Alagoas lidera o ranking da taxa de homicídios em 2010 – foram 66,8 casos por 100 mil habitantes. Em seguida estão os estados de Espírito Santo (50,1), Pará (45,9), Pernambuco (38,8) e Amapá (38,7). Em 2000, quando o estudo começou a ser realizado, Pernambuco estava em primeiro lugar, com 54 homicídios/100 mil habitantes. “É um fato a ser comemorado. Credito essa redução à elaboração do Pacto Pela Vida, uma política de gestão do governo estadual com foco em resultados, criada em 2007. Desde então, nós temos investido muito na segurança pública”, falou o secretário.

Este ano, o Pacto pela Vida não deve alcaçar a meta estipulada de 12% de redução ao ano no índice de violência no Estado. Pelo contrário: de janeiro a novembro de 2011, Pernambuco computou 3.232 mortes e, no mesmo período em 2010, foram 3.195 ocorrências, uma diferença de 37 homicídios. “Não vamos repetir a redução de 14% observada ano passado. Devemos fechar este ano entre 1 e 2% de redução. Porém, é um bom percentual, pois temos que ver que houve um aumento populacional”, comentou Damázio.

O secretário justificou o baixo índice com a mudança no cenário legislativo processual penal. “Aredito que a Justiça está mais benevolente com os criminosos, arbitrando fianças em crimes que podiam levar a penas de até quatro anos. O CNJ [Conselho Nacional de Justiça] também determinou que criminosos sejam solto quando os prazos processuais vencem. Tudo isso faz parte do plano de desinchar o sistema carcerário. Basta observar a taxa nacional de reincidência dos criminosos que é de 80% e, em Pernambuco, não é muito diferente disso”, apontou.

Ainda segundo Wilson Damázio, o governo estadual planeja investir, em 2012, na contratação de mais policiais e no reaparelhamento dos órgãos operativos. “Assim, nós vamos poder dar maior condição de trabalho à polícia e atendimento ao cidadão”. Sobre o sistema carcerário de Pernambuco, o secretário informou que o Presídio Aníbal Bruno será entregue requalificado, no início do próximo ano, e que, até o fim do primeiro semestre, será inaugurado o Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga, com seis presídios.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.