Governo federal abre inscrições para bolsas de estudo nos EUA
O governo federal publicou no Diário Oficial a chamada pública do programa Ciência sem Fronteiras para o preenchimento de vagas de bolsas de estudo nos Estados Unidos. Segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), os primeiros estudantes atendidos na modalidade graduação-sanduíche devem embarcar em janeiro de 2012.
Para se inscrever, o candidato deve ser de nacionalidade brasileira e, entre outros requisitos, apresentar bom rendimento acadêmico, além de ter concluído no mínimo 40% e no máximo 80% do currículo previsto para o curso de graduação no momento de início da viagem de estudos. Por fim, comprovar nota mínima de 79 pontos no exame Toefl-Ibet Test.
Os alunos participantes receberão auxílio financeiro pelo período de 12 meses, pagamento das taxas escolares americanas, nos casos em que couber, além de passagens aéreas.
A primeira chamada pública da Capes permitirá a instituições de ensino superior nacionais selecionar estudantes brasileiros de graduação, em áreas de interesse para o país, para cursos ou estágio em instituições americanas. Para isso, o documento estabelece que as instituições brasileiras firmem acordo de adesão com a Capes, por meio do qual se habilitarão a selecionar e a indicar os alunos.
O Ciência sem Fronteiras, lançado em 26 de julho de 2011, é um programa do governo federal destinado a promover a internacionalização da ciência e da tecnologia, da inovação e da competitividade brasileiras por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional. O projeto prevê a concessão de até 75 mil bolsas em quatro anos, além de 25 mil com o apoio da iniciativa privada.
Fonte: Notícias Terra
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
como q faço pra me escrever? e se eu não tenho curso de ingles