Governo lança disque-denúncia para violência contra brasileiras no exterior

riny Lopes, ministra-chefe da Secretaria de Políticas para Mulheres

Brasileiras que vivem em Portugal, Espanha e Itália agora poderão fazer denúncias de agressão por telefone. Nesta sexta-feira (25), o Governo Federal lança em Brasília a expansão para o exterior do serviço “Ligue 180”, que desde 2006 fez mais de dois milhões de atendimentos a mulheres vítimas de maus tratos.


Em entrevista à BBC Brasil, a ministra-chefe da Secretaria de Políticas para Mulheres, Iriny Lopes, disse que o alvo do serviço são mulheres que sofrem maus tratos de parceiros, são obrigadas a se prostituir, trabalham em condições precárias ou são “vítimas de organizações criminosas e foram sequestradas”.

“Há uma grande incidência de casos desse tipo envolvendo brasileira nesses três países. O projeto é piloto. Vamos consolidar e podemos expandir para outros países”, disse a ministra, citando os Estados Unidos como possível local para expansão.

O projeto foi feito em parceria com o Ministério da Justiça e o Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores) e o atendimento será feito a partir do Brasil, 24 horas por dia, com ligações gratuitas e confidenciais.

As atendentes repassarão os casos aos consulados, que irão ao encontro das vítimas e poderão acionar as autoridades locais e até a polícia, dependendo da situação.

“Há um grande número de brasileiras que são vítimas de companheiros agressivos. Em outros casos, elas têm filhos que possuem apenas a nacionalidade dos países onde vivem (o que acaba prendendo as mulheres ao local). Nós vamos divulgar os números nos consulados, entidades brasileiras, aeroportos”, disse Iriny.

Diplomacia

Lançado em 2006, o “Ligue 180” já atendeu mais de dois milhões de mulheres em todo do país. São 130 ligações em média a cada dia.

Segundo dados da secretaria, a maior parte das mulheres que entrou em contato com o serviço no Brasil “é parda (46%), tem entre 20 e 40 anos (64%), cursou parte ou todo o ensino fundamental (46%)”. Ceca de 40% delas convivem com o agressor há mais de dez anos e 87% das denúncias foram feitas pelas próprias vítimas.

No exterior, “todo o processo de providências vai respeitar os tratados internacionais, as resoluções da ONU e os acordos bilaterais do Brasil com esses países”, disse a ministra.

“O Ligue 180 também vai facilitar o atendimento, já que muitas mulheres vivem em cidades distantes dos consulados brasileiros”, disse Iriny.

Serviço

Na Espanha, as vítimas de agressão devem ligar para 900 990 055, fazer a opção 3 e, em seguida, informar à atendente o número 61-3799.0180.

Em Portugal, o número é 800 800 550. Deve-se discar a opção 3 e informar o número 61-3799.0180.

Na Itália, as brasileiras podem ligar para o 800 172 211, fazer a opção 3 e então informar o número 61-3799.018.

Fonte: BBC Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

oi,ja que vcs vam ajudar muitasmulheres,porque entao a dilma nao nus ajuda tanbem,trabalhamos 24hs por dia,sabado,domingo e feriado,sem garantia de nada,sem ferias,sem plano de saude,que alias e pessimo aqui em portugal,somos familia de acolhimento,sem direito a nada,com a crise estamos sujeito a sair daqui com a roupa do corpo,e entao nu e ela bela agressao as mulhres,por favor alguem nus socorra,espero retorno.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.