Governo sírio mandou torturar e matar milhares de pessoas, inclusive crianças

Torturas, violações sexuais e mortes tem sido conduzidas sob ordens do alto escalão, diz relatório - Valentina Petrova/APA investigação liderada pelo brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro conclui que a Síria cometeu “crimes contra a humanidade ” ao reprimir manifestantes e que o responsável por esses crimes é o governo de Bashar al-Assad. A enquete está sendo publicada nesta segunda-feira, 28, em Genebra e revela que a Síria está à beira de uma guerra civil.

O documento deve aumentar a pressão sobre o governo sírio ao revelar detalhes sobre como atuam os soldados e sobre o fato de que torturas, violações sexuais, mortes e desaparecimentos de milhares de pessoas tem sido conduzidas sob ordens do alto escalão, inclusive contra crianças.

A enquete mostra que um grupo cada vez maior de militares abandonando Assad, o que tem sido respondido com uma repressão e assassinatos também contra soldados que tentam abandonar o exército.

Há seis semanas, o Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou uma resolução que pedia o início das investigações. Pinheiro foi escolhido por sua experiência e por ser brasileiro, já que o Itamaraty ainda mantinha canais abertos com Damasco. Mas isso não foi suficiente e os sírios impediram sua entrada no país.

Mesmo assim, a enquete foi realizada e é considerada dentro da ONU como a coleta mais completa de evidências da repressão de Assad desde o começo das revoltas, em fevereiro e que já fizeram 3,5 mil mortos.

Pinheiro, que já foi ministro de Direitos Humanos no Brasil, revela uma verdadeira máquina de repressão, com a tortura e execuções ocorrendo em estádios de futebol, escolas e hospitais. Para ele, não resta dúvida de que soldados não conduziram essas operações sem o conhecimento de seus superiores. Pelas testemunhas que aceitaram falar com a comissão, está claro que as ordens de massacrar os protestos da forma que fosse necessária vinha da cúpula.

Enquete admite que governo tem a obrigação de manter a ordem. Mas sempre protegendo cidadãos e seus direitos a liberdade de expressão. Pinheiro reconhece que uma pequena parte dos manifestantes agiu de forma violenta. Mas revela como a grande maioria participou de protestos de forma pacífica e sem armas.

” Fomos ordenados a eliminar todos, inclusive crianças “, afirmou um ex-soldado. ” Abrimos fogo. Eu estava lá “, confirmou. Relatos de vários soldados mostram a mesma lógica. ” Eram manifestações pacíficas “, disse outro sobre um protesto no. dia 29 de abril. Naquele dia, o exército matou 40 pessoas que levavam remédios, água e alimentos a pessoas feridas.

Ex-soldados entrevistados por Pinheiro e que fugiram ou passaram para a oposição, contaram que foram obrigados a sair às ruas de algumas cidades para ” atirar para matar “. Em uma ocasião, ainda em abril, soldados foram ordenados a atirar em direção a uma complexo residencial. Aqueles militares que estavam na linha de frente, atiraram para cima. Mas, como represália, foram assassinados.

” No dia 12 de agosto, recebemos ordens para ir a mesquita Omar al Khattab, em Duma”, contou um soldado que aceitou testemunhar à ONU. ” Eram 150 pessoas reunidas e abrimos fogo. Muitos foram mortos. Eu tentei atirar para o alto. Mais tarde, percebi que as forças de segurança estavam tirando fotos nossos e eu fui pego atirando para o ar numa foto”, contou. “Fui interrogado e acusado de ser um agente secreto. Fui espancado por dois dias e me torturaram com choques elétricos “, revelou o ex-soldado.

A constatação, portanto, é de o uso excessivo da força, assassinatos e outras violações foram cometidas com frequência e sob as ordens do alto comando militar. Isso tudo em uma total impunidade. “A Síria violou o direito à vida”, diz o documento, que acusa tanto os militares quanto as milícias montadas pelo estado.

Outro sinal de que a repressão é um ato de estado é a organização que foi montada para impedir que informações fossem reveladas. Antes da entrada do exército em uma cidade, jornalistas foram presos. Detenções em massa foram realizadas, sob a alegação de que estavam ” fragilizando o sentimento nacional “.

Milhares desapareceram e outros milhares foram alvo de torturas. Casos revelados por Pinheiro apontam que essas violações ocorriam até mesmo em hospitais. Militares se ventiam de médicos para atender feridos de protestos e aproveitavam para tortura-los. Um estádio ainda teria sido amplamente usado para a repressão.

A violência sexual contra homens e crianças estaria sendo ainda amplamente utilizadas pelo regime, assim como a execução de menores e uso de eletrochoques. ” Não me sinto mais como um homem “, afirmou uma das testemunhas.. No total, cerca de 256 crianças já teriam sido assassinadas pelo regime e nas prisões haveria inclusive garotos de dez anos.

Pinheiro apela para que a Síria interrompa imediatamente a violência e leve os militares responsáveis pelos atos aos tribunais, suspendendo suas imunidades. O brasileiro ainda pede a libertação dos prisioneiros políticos, um embargo de armas tanto para o governo quanto oposição e o acesso de investigadores internacionais à Síria.

Fonte: Estadão

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.