Governo vai realizar concurso para atrair cientistas estrangeiros para o país
O ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, disse que o governo irá lançar ainda este ano concurso público para atrair cientistas estrangeiros. A intenção, segundo Mercadante, é que parte das vagas do concurso seja destinada aos profissionais de outros países. “O Brasil hoje investe, cresce, tem estabilidade. Tivemos uma diáspora de cérebros no passado e agora queremos atrair”, disse.
Com a desaceleração da economia na Europa e nos Estados Unidos, vem crescendo o desemprego de cientistas que trabalham em centros de excelência dessas regiões, segundo relatou o ministro. A intenção é atrair esses profissionais.
Mercadante declarou também que ainda este mês a presidenta Dilma Rousseff lançará o programa Ciência sem Fronteiras, que irá destinar 75 mil bolsas a estudantes de graduação e pós-graduação em áreas estratégicas para especialização em outros países. “Em julho a presidenta vai lançar 75 mil estudantes brasileiros no estudo de ciência, principalmente na área de engenharia, tecnologia e ciências básicas”.
As declarações de Mercadante foram feitas após participar de reunião no Palácio do Planalto com a presidenta Dilma Rousseff e o neurocientista Miguel Nicolelis. O neurocientista apresentou à presidenta vários projetos, entre eles o Escola sem Fronteiras que objetiva levar a educação científica a 12 localidades do país. Em agosto, Nicolelis apresentará ao governo o detalhamento dos projetos para a captar recursos públicos.
Fonte: Estadão.com.br
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
É preciso investir mais nos pesquisadores brasileiros que estão no país. Existem ótimos cientistas e com projetos revolucionários, entretanto não têm apoio suficiente (apesar de ter melhorado muito nos últimos anos).
Vale lembrar que vários pesquisadores brasileiros estão no exterior por existir melhores condições de trabalho e maior apoio dos seus governos.
Prezado Deputado Gonzaga Patriota
Primeiro parabenizá-lo por mais essa ferramenta de divulgação de seu trabalho e certamente de concientização e esclarecimento e contribuição à cidadania do povo brasileiro. Quero porém resaltar que fico surpresa com uma declaração dessa de um Ministro de Estado. O que o Senador e Ministro Mercadante devia propor a Presidente Dilma e ao congresso nacional era elevar o salário dos cientistas brasileiros de modo a estancar a saida de tantos e tantos cranios que já deixaram o pais e tantos e tantos que se encontram desiludidos com a política técnico científica do Estado brasileiro que emprega uma mereca do PIB em ciência e tecnologia. Ministro Mercadante fique certo que o Brasil não precisa importar massa cinzenta de país nenhum, pois aqui tem de sobra, só precisa é adotar uma política séria e forte de valorização dos cientitistas brasileiros, com um plano de cargos e salários dignos e principalmente com recursos do Estado, carimbados para a pesquisa científica em todas as areas, evitando que os cientistas estabeleçam uma competição predatória e sem sentido pelas poucas e complicadas verbas dos fundos competitivos existentes. É bom lembrar que os editais, com raríssimas exceções nunca refletem as verdadeiras demandas regionais das prioridades de pesquisas pois são estabelecidos, via de regra nos gabinetes longe das áreas onde ocorrem os verdadeiros problemas que demamdam os projetos de pesquisas e estabelecidos pelos engravatados quee nunca melaram as botas para saber as verdadeiros problemas e dai priorizar os problemas e os projetos a sermem executados. Portanto Ministro venha tambem ver de perto os problemas do povo brasileiro para poder nortear os verdadeiros eixos das pesquisas a serem priorizadas e deixe de estabelecer normas e regras do gabinetes pois o Brasil e os brasileiros ja não aguenta mais ser ser administrados dos gabinetes de Brasilia.