Greve não altera rotina de passageiros em aeroportos de SP e Brasília

Apesar da paralisação de 48 horas dos aeroportuários de São Paulo e de Brasília que começou à 0h desta quinta-feira (20), o movimento de passageiros é normal nos aeroportos internacionais

Até as 19h desta quinta-feira (20), segundo a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), no maior terminal do país, em Guarulhos, a greve cancelou somente seis voos ou 3% do total de partidas previstas até o momento. Durante o dia 16 voos saíram atrasados.

Já no Aeroporto Internacional de Brasília, o número de cancelamentos chegou a nove ou 6,4% do número de voos previstos. Somente dez partidas estão atrasadas.  Já em Campinas, no Aeroporto Internacional de Viracopos, houve apenas dois voos cancelados e três estavam atrasados.

No entanto, se os passageiros não encontram grandes problemas para embarcar nos três aeroportos, quem espera por uma encomenda enviada por transporte aéreo vai ter que esperar um pouco mais, já que o terminal de carga é o setor mais prejudicado pela greve até o momento.

Em Campinas, a paralisação fez com que apenas produtos perecíveis, ou seja, remédios e alimentos, e carga viva (animais) fossem transportados normalmente nesta quinta. Chegam e partem de Viracopos cerca de 800 toneladas de mercadorias por dia, de acordo com informações da própria Infraero.

Não à privatização

Em protesto contra a concessão dos terminais aéreos de São Paulo e Brasília à iniciativa privada, os funcionários dos aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Viracopos e Brasília resolveram cruzar os braços por 48 horas.

Cerca de 60% dos aeroportuários de Brasília aderiram à paralisação, segundo cálculo do diretor do sindicato da categoria Samuel Santos.

Em Guarulhos, dos 1.700 funcionários do setor, 80%, ou, 1.360 participam do protesto. Já o Aeroporto Internacional de Viracopos funciona com empregados terceirizados e trabalhadores de cargos de confiança, segundo José Carlos Domingos, representante do Sina (Sindicato Nacional dos Aeroportuários).

O intuito da greve, diz o Sina, “é chamar a atenção do governo”. Domingos diz que a preocupação “não é só com os empregos e garantias do setor, mas também com a precarização do sistema”.

– O que a gente tem visto em todas as privatizações que ocorreram é que não houve investimentos. E, se não houver investimento no setor aéreo, se um equipamento ficar fora do ar em dia de nevoeiro, a aeronave pode receber uma comunicação como se estivesse pousando em um dia normal.

 Domingos ainda citou o caso da Argentina, “onde o governo terceirizou o aeroporto de Buenos Aires e depois teve que pegar de volta por falta de investimentos e assim muitas companhias aéreas pararam de voar”.

Em nota, o governo diz que mantém a disposição para negociar com a categoria, mas que não abre mão de manter o modelo de concessão para os três aeroportos, que garante à Infraero até 49% do controle dos três terminais.

Segundo Domingos, “o ministro já ligou para o sindicato para uma reunião” na próxima segunda-feira ( 17). Porém, caso não haja uma proposta nas 48 horas iniciais, a greve pode ser adiada por mais 24horas.

Fonte: R7

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.