Hemóvel busca doadores de sangue em Juazeiro
Conseguir aumentar o estoque de bolsas de sangue e o número de doadores na cidade. Este é o objetivo da campanha que trouxe a Unidade Móvel de Coleta de Sangue, Hemóvel, até Juazeiro. Desde segunda-feira (11), o ônibus, que está na Praça da Misericórdia, realiza o cadastro de doadores voluntários.
O veículo, administrado pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), faz todos os procedimentos necessários até a doação. De acordo com a coordenadora do Hemóvel, Letícia de Freitas, esta é uma atividade realizada em todas as regiões do estado que busca levar o veículo de coleta até o doador. “Às vezes, as pessoas querem doar, mas têm dificuldade para se deslocar. No momento que a unidade vai até o cidadão, o processo se torna mais fácil”, comentou.
Para Letícia, é importante que as pessoas compareçam e se candidatem como doadores. A Unidade estará das 8h às 17h recebendo para o cadastro. É realizada também uma entrevista, a triagem hematológica e depois a coleta se o indivíduo atender aos requisitos básicos. “Toda a equipe é treinada, qualificada para exercer o atendimento”. O Hemóvel pode fazer até 100 coletas por dia.
Segundo a Portaria 1.353 de 13 de junho de 2011, do Ministério da Saúde, pessoas de 16 e 17 anos já podem fazer a doação desde que os responsáveis legais atestam formalmente essa iniciativa. Para fazer o cadastro no Hemóvel, é necessário levar um documento de identificação com foto, estar alimentado e ter boas condições de saúde.
Fonte: Gazzeta
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário