Hoje é dia de redação para estudantes que vão fazer o Enem
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O domingo é dia de redação, fera! O texto, que pode ter de 7 a 30 linhas, deve ser dissertativo-argumentativo, desenvolvido a partir de uma situação-problema e de subsídios que serão apresentados na prova. Isso significa que o estudante deve apontar soluções para o problema e argumentos que deem suporte à linha de pensamento escolhida. Atenção! Para ser corrigida, a redação deve ser transcrita na folha apropriada, que vem junto com o caderno de questões. O texto vai passar por dois corretores. Além da redação, os candidatos também realizam neste domingo os testes de linguagens e códigos, com conteúdos de português e língua estrangeira, e matemática. Cada um terá 45 questões de múltipla escolha.
As provas começam ao meio-dia e terminam às 17h30, uma hora a mais que o tempo disponibilizado no sábado. Justamente por causa da redação. Segundo o professor de redação Mário Sérgio, do Colégio Motivo, há seis temas bem cotados para a prova nacional. Um deles é o avanço científico e suas contradições. “Neste ano, foram divulgadas várias descobertas de vacinas e não seria difícil cobrar do vestibulando um conhecimento apurado acerca dessa discussão”, afirma. Mas Mário Sérgio ressalta os questionamentos críticos que o candidato precisa ter diante do tema.
O bullying também pode ser explorado. Ainda mais depois do massacre ocorrido em uma escola municipal no bairro de Realengo, no Rio de Janeiro, quando o ex-aluno Welligton de Oliveira matou 12 estudantes e depois tirou a própria vida. Outros casos semelhantes aconteceram nos Estados Unidos e no Japão, mas foi o primeiro registrado em um colégio brasileiro. “O candidato precisa entender quais foram os fatores que levaram esse jovem a cometer a chacina”, ensina o professor. Além de ideias, o fera também precisa ficar de olho na acentuação, na pontuação e na concordância das frases.
A prova de matemática também merece total concentração. A disciplina corresponde a 25% da nota objetiva do Enem. Mas apesar dos enunciados longos, já esperados, o conteúdo cobrado nas últimas edições do exame nacional não é dos mais difíceis. São esperados gráficos, tabelas, funções, probabilidade, porcentagem e regra de três. No Enem 2010, os assuntos razão, proporção, regra de três, porcentagem, juros, estatística e probabilidade representaram 40% da prova.
Se ficar difícil controlar o nervosismo, por que não apelar aos céus para fazer uma boa prova? É o que vão fazer os feras Rita Mansur e Victor Bérgamo, ambos de 17 anos. Ela é devota de Santa Rita e vai levar uma pulseirinha com imagem da santa. “Estou ansiosa, sim. Mas sou católica e confio na proteção de Santa Rita”, garante. Já Victor vai usar um escapulário da família. “Existe uma pressão da família. Todo mundo entra na faculdade de primeira e eles esperam isso de mim. Mas estou confiante”.
Fique ligado!
Neste domingo os candidatos fazem os testes de linguagens e códigos (português e língua estrangeira) e matemática
São 45 questões de múltipla escolha em cada prova, totalizando 90
Além disso, os feras terão que fazer uma redação de, no mínimo, 7 linhas e, no máximo, 30 linhas
As provas começam ao meio-dia! Mas o MEC recomenda que os estudantes cheguem aos prédios uma hora antes. Ou seja, às 11h
O horário de saída é diferente por causa da redação. Ao invés de 16h30, feras terão até as 17h30
Não esqueça de levar o cartão de confirmação de inscrição e a carteira de identidade, além de caneta de tinta preta e tubo transparente
As provas devem ser colocadas pelo MEC neste dominho, à noite, no site www.enem.inep.gov.br
Os gabaritos devem ser divulgados na próxima terça-feira, também no portal do Inep
Fonte: Diário de Pernambuco
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário