Hoje é dia de redação para estudantes que vão fazer o Enem

O domingo é dia de redação, fera! O texto, que pode ter de 7 a 30 linhas, deve ser dissertativo-argumentativo, desenvolvido a partir de uma situação-problema e de subsídios que serão apresentados na prova. Isso significa que o estudante deve apontar soluções para o problema e argumentos que deem suporte à linha de pensamento escolhida. Atenção! Para ser corrigida, a redação deve ser transcrita na folha apropriada, que vem junto com o caderno de questões. O texto vai passar por dois corretores. Além da redação, os candidatos também realizam neste domingo os testes de linguagens e códigos, com conteúdos de português e língua estrangeira, e matemática. Cada um terá 45 questões de múltipla escolha.

As provas começam ao meio-dia e terminam às 17h30, uma hora a mais que o tempo disponibilizado no sábado. Justamente por causa da redação. Segundo o professor de redação Mário Sérgio, do Colégio Motivo, há seis temas bem cotados para a prova nacional. Um deles é o avanço científico e suas contradições. “Neste ano, foram divulgadas várias descobertas de vacinas e não seria difícil cobrar do vestibulando um conhecimento apurado acerca dessa discussão”, afirma. Mas Mário Sérgio ressalta os questionamentos críticos que o candidato precisa ter diante do tema.

O bullying também pode ser explorado. Ainda mais depois do massacre ocorrido em uma escola municipal no bairro de Realengo, no Rio de Janeiro, quando o ex-aluno Welligton de Oliveira matou 12 estudantes e depois tirou a própria vida. Outros casos semelhantes aconteceram nos Estados Unidos e no Japão, mas foi o primeiro registrado em um colégio brasileiro. “O candidato precisa entender quais foram os fatores que levaram esse jovem a cometer a chacina”, ensina o professor. Além de ideias, o fera também precisa ficar de olho na acentuação, na pontuação e na concordância das frases.

A prova de matemática também merece total concentração. A disciplina corresponde a 25% da nota objetiva do Enem. Mas apesar dos enunciados longos, já esperados, o conteúdo cobrado nas últimas edições do exame nacional não é dos mais difíceis. São esperados gráficos, tabelas, funções, probabilidade, porcentagem e regra de três. No Enem 2010, os assuntos razão, proporção, regra de três, porcentagem, juros, estatística e probabilidade representaram 40% da prova.

Se ficar difícil controlar o nervosismo, por que não apelar aos céus para fazer uma boa prova? É o que vão fazer os feras Rita Mansur e Victor Bérgamo, ambos de 17 anos. Ela é devota de Santa Rita e vai levar uma pulseirinha com imagem da santa. “Estou ansiosa, sim. Mas sou católica e confio na proteção de Santa Rita”, garante. Já Victor vai usar um escapulário da família. “Existe uma pressão da família. Todo mundo entra na faculdade de primeira e eles esperam isso de mim. Mas estou confiante”.

Fique ligado!

Neste domingo os candidatos fazem os testes de linguagens e códigos (português e língua estrangeira) e matemática

São 45 questões de múltipla escolha em cada prova, totalizando 90

Além disso, os feras terão que fazer uma redação de, no mínimo, 7 linhas e, no máximo, 30 linhas

As provas começam ao meio-dia! Mas o MEC recomenda que os estudantes cheguem aos prédios uma hora antes. Ou seja, às 11h

O horário de saída é diferente por causa da redação. Ao invés de 16h30, feras terão até as 17h30

Não esqueça de levar o cartão de confirmação de inscrição e a carteira de identidade, além de caneta de tinta preta e tubo transparente

As provas devem ser colocadas pelo MEC neste dominho, à noite, no site www.enem.inep.gov.br

Os gabaritos devem ser divulgados na próxima terça-feira, também no portal do Inep

Fonte: Diário de Pernambuco

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.