Hoje é o dia mundial da prevenção da gravidez na adolescência

No Brasil, o dia 26 de setembro terá mais de 200 jovens vestidas com camisetas da campanha percorrerão os principais bairros das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Salvador distribuindo folhetos com a mensagem: Sua vida, Sua decisão , alertando para os índices crescentes dos casos de jovens grávidas.

Em São Paulo, o percurso será feito a pé pelos bairros: Ana Rosa, Paraiso, Vila Mariana, Santana, Tatuapé, Morumbi, Brooklin, passando por portas de escolas e de faculdades, entradas de shoppings, estabelecimentos comerciais e estações de metrô. Também serão feitas paradas em locais de grande circulação como o CEU Cidade Dutra e a Favela do Heliópolis.

Na última parada, às 15h00, todas as jovens serão reunidas na Avenida Paulista para soltarem ao mesmo tempo centenas de balões de ar da campanha.

A data é promovida por organizações não-governamentais e sociedades médicas internacionais com apoio da Bayer Schering Pharma. Em nosso país, o projeto tem o apoio da FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e do Canal Futura. Personalidades como a cineasta Sandra Werneck, diretora do longa-metragem As Meninas , e o psiquiatra Jairo Bouer também apóiam a ação. Mais informações no site www.vivasuavida.com.br

O que os números mostram

– De acordo com o IBGE, o número de adolescentes que tiveram filhos aumentou nos últimos dez anos. Em 1996, 6,9% das garotas de 15 a 17 anos já eram mães. Esse número aumentou para 7,6% em 2006.

– Pesquisa realizada pelo Portal Educacional com 6,3 mil jovens de 13 a 17 anos, de 60 escolas particulares de todo o País, mostrou que o maior medo dos jovens que já fazem sexo é a gravidez indesejada. Apesar do receio e do acesso à informação, 43% deles já haviam se preocupado com a possibilidade de uma gravidez. Entre as garotas esse índice é ainda mais alto (63% delas já imaginou que pudesse estar grávida) e quase 6% daquelas que têm vida sexual ativa ficaram grávidas.

– Dados do Ministério da Saúde mostram que 40% das adolescentes que dão à luz voltam a engravidar em até três anos. A maioria das gestações acontece entre as garotas de famílias mais pobres que têm menos acesso aos serviços de saúde. Pelo menos uma em cada quatro mulheres que dão à luz no País tem menos de 19 anos. Em cada grupo de mil garotas de 10 a 19 anos, quase 100 já tiveram filhos. Esse é um índice superior a média mundial de 50 nascimentos entre cada mil adolescentes. Essa taxa é maior do que a de países como Sudão, Iraque e Índia.

– Estudo da ONU (Organização das Nações Unidas) com mais de 10 mil brasileiros de 15 a 17 anos mostra que 56% dos jovens que abandonaram a escola são garotas. Um quarto delas parou de estudar por conta da gravidez precoce. Isso torna a gravidez na adolescência a maior causa de evasão escolar entre as meninas que deveriam estar no Ensino Médio. Mais de 300 mil garotas nessa idade dão à luz por ano no Brasil.

Fonte: Minha Vida

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.