Hoje é o segundo dia do vestibular da UPE

Hoje é dia de matemática, biologia, geografia e filosofia para os 32.162 feras que continuam na briga pelas 2.864 vagas da Universidade de Pernambuco (UPE). A abstenção ontem ficou em 18,26%, o que significa 7.183 faltosos. O índice foi menor que o observado no ano passado: 20,44%. Parece que a nova logística do concurso, com locais de provas descentralizados e mais próximos dos endereços dos candidatos, deu certo.

Houve poucos registros de atrasos e o trânsito fluiu bem. Mas o teste de fogo da novidade será hoje, dia útil. Os portões fecham às 8h em ponto e a recomendação é de que os feras cheguem uma hora antes. As provas acontecem das 8h15 às 12h15. Amanhã o vestibular da UPE termina com os testes de história, química, física e sociologia.

“A descentralização dos locais de prova pode ser um motivo importante para a queda desse percentual da abstenção”, comemorou a presidente da Comissão Permanente de Concursos da UPE, Izabel Avelar. Apesar dos avisos da UPE, alguns feras insistiram em levar celular para o local de provas. Quinze foram eliminados por portar o aparelho em sala. Outros acabaram levando a carteira de estudante no lugar do documento de identidade. No maior ponto de provas do Recife, o prédio da Escola Politécnica, no bairro da Madalena, o pai de um candidato tentou levar o RG dele minutos depois do fechamento dos portões. Apesar do esforço, o filho acabou não fazendo a prova.

Na saída, muitos candidatos elogiaram as provas de ontem (português e língua estrangeira). “As provas foram tranquilas. Em português, caiu concordância e textos sobre linguagem. Já no teste de inglês teve charges e questões com interpretação e gramática”, afirmou Wanessa da Silva Moreira, de 18 anos, que briga por uma vaga em fisioterapia. Os dois temas da redação também foram considerados fáceis. “Escolhi o tema A construção da identidade num mundo globalizado. Tem tudo a ver como o momento em que vivemos”, disse a fera de administração Júlia Costa, 17.

Enem

Os professores, no entanto, chamaram a atenção para duas questões das provas de inglês e de português do vestibular da UPE, semelhantes às utilizadas em edições anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A questão 17 de inglês continha a mesma informação de outra questão colocada no Enem 2010. Já a questão 6 de português parafraseou um texto do Enem 2009. A prova nacional foi cancelada por vazamento. “Não vou contestar essa questão mas achei que foi falta de criatividade”, opinou a professora de português Mônica Soares.

Fonte: Diario de Pernambuco

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.