Homenageando Gilberto Freyre, a Feira Literária Internacional de Pernambuco começa nesta sexta-feira

Começa hoje a sétima edição da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), um evento que a cada ano parece amadurecer uma interessante forma de organizar debates para um público amplo sobre a produção contemporânea e a história da literatura. O evento segue até a terça-feira (15), em Olinda (na Praça do Carmo e no Sítio dos Reis).

A curadoria geral do evento é do advogado e escritor Antônio Campos. Para este ano, Campos optou pelo tema “Uma Viagem ao Oriente”, e escolheu como homenageado Gilberto Freyre.

“Além de pensador e sociólogo, Freyre era também um grande escritor. Ele antecipou a miscigenação brasileira como uma qualidade para o diálogo, como uma forma de diminuir conflitos”, ressalta Campos, sobre Freyre, que escreveu, entre outros livros sobre o Oriente, “Sobrados e Mucambos” e “China Tropical” (este será relançado durante a Fliporto).

Na conferência de abertura da Fliporto, que ocorre hoje, às 19h, um dos convidados mais aguardados irá falar para o público: o escritor e médico indiano Deepak Chopra, considerado em 1999 pela revista “Time” como uma das 100 personalidades do século, e atualmente uma das sensações do mercado editorial, com elevado número de vendas. Entre seus livros mais conhecidos, está “As Sete Leis Espirituais do Sucesso” (Best Seller, 112 páginas, R$ 19,90) lançado em 2009 (hoje já na 57ª edição), em que o autor expõe as leis naturais que, de acordo com a sabedoria indiana, regem as relações entre homem e natureza, terra e cosmo, e explica os princípios que levam à satisfação do espírito e ao sucesso material.

Entre os escritores brasileiros, um dos destaques é o escritor e jornalista Fernando Morais. Ele lançou recentemente o livro “Os Últimos Soldados da Guerra Fria”, uma espécie de livro-reportagem sobre espiões cubanos infiltrados em organizações norte-americanas de extrema direita. Fernando participa da mesa “América Latina: Para Além do Bem e do Mal”, com o escritor Leandro Norloch (ao lado de Duda Teixeira, autor do livro “Guia Politicamente Incorreto da América Latina”, em que os dois procuram ironizar personalidades de esquerda da história da América Latina) e mediação de Samarone Lima.

Como o homenageado deste ano é Gilberto Freyre, a coordenação da Fliporto programou mesas que debatem o legado do pensador (não apenas no terreno da literatura, mas também outras vertentes do pensamento de Gilberto, em especial na gastronomia e na forma como o cinema se aproxima de conceitos de Freyre). No sábado, às 17h30, ocorre a mesa “Gilberto Freyre: Um Grande Sedutor”, com os escritores Edson Nery da Fonseca e Humberto Weneck.

Entre os escritores internacionais, além de Chopra, uma presença interessante é a de Joumana Haddad. Um de seus livros mais conhecidos no Brasil se chama “Eu Matei Sherazade: Confissões de uma Árabe Enfurecida” (Record, 144 páginas, R$ 29,90). Sobre este trabalho, o escritor Mario Vargas Llosa chegou a comentar: “Um livro corajoso sobre uma mulher no mundo árabe. Ele abre nossos os olhos, destrói preconceitos e é muito divertido”.

Fonte: Folha de Pernambuco

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.