Incêndio destrói 40 hectares de plantação de manga em fazenda no Sertão
Um incêndio atingiu grande parte de uma fazenda produtora de manga, na última quinta-feira (11), em Petrolina, no Sertão do Estado. Cerca de 40 hectares de plantação foram destruídos pelo fogo. Segundo a empresa, o prejuízo financeiro foi de quase R$ 2 milhões de reais.
Os Bombeiros precisaram do apoio da Infraero para conter as chamas, que se espalharam com rapidez. O fogo também destruiu dezenas de barracos, que foram ocupados no último domingo, por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST).
A área atingida só deve voltar a produzir manga a partir do ano que vem. Os diretores da fazenda prestaram queixa na delegacia de Polícia Civil. “Nós nunca tivemos um incêndio nessa intensidade, dentro dessa fazenda. Não quero acusar ninguém, mas deixo a sociedade e a polícia investigar e chegar às conclusões”, diz o gerente da fazenda Elisaldo Júnior.
O coordenador regional do MST, Florisvaldo Araújo, acredita que o incêndio não foi acidental. “Colocaram fogo. Não foi acidentalmente, até porque partiram da margem da sociedade. Com certeza foi um incêndio para que os trabalhadores se sentissem incomodados e desocupassem a área”, afirma.
Na quarta-feira, a Justiça de Petrolina determinou que as famílias do MST deixassem a área. A coordenação do Movimento afirma que não vai cumprir a decisão judiciária. “A gente pretende ficar, até que o Incra possa oficializar o processo de vistoria da área”, diz Florisvaldo. Caso eles não saiam, a gerência da fazenda pretende entrar com um pedido de reintegração de posse.
Fonte: pe360graus.com
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário