IPA investe na recuperação dos engenhos de rapadura no Sertão de Pernambuco
Os municípios de Triunfo e Santa Cruz da Baixa Verde, no Sertão de Pernambuco, têm mostrado grande força econômica na produção de cana-de-açúcar, a qual tem respondido pelo sustento de 600 famílias que vivem da produção artesanal de rapadura e mel de engenho. Introduzida na região na primeira metade do século passado, a atividade começa a dar os primeiros sinais de recuperação após uma séria crise que culminou com o fechamento de aproximadamente 30 engenhos.
Os aumentos nos custos de produção e da mão de obra, aliados a baixa produtividade dos canaviais, tornaram a atividade pouco rentável. Na tentativa de reverter esse quadro, os técnicos do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) resolveram levar para a região quatro variedades de cana com maior teor de sacarose e, consequentemente, maior rendimento industrial.
Multiplicadas pela biofábrica do IPA, localizada na Estação Experimental de Itapirema, no município de Goiana, as novas variedades deram fôlego novo aos engenhos de rapadura, aumentando a rentabilidade do negócio e permitindo a retomada do crescimento de uma das mais tradicionais atividades do Sertão pernambucano. O impacto das 42 mil novas mudas distribuídas inicialmente com os cultivadores de cana elevou a produtividade por hectare de 50 para 100 toneladas. Já na indústria, o incremento foi de 40%.
Em visita aos engenhos da região, o secretário de Agricultura e Reforma Agrário, Ranilson Ramos, disse que a introdução de variedades de cana mais produtivas na região, multiplicadas em laboratório, além de promoverem um ganho substancial na produtividade, permite, ainda, o plantio de mudas livre de pragas e doenças. “É preciso estimular todas as cadeias produtivas do Estado e a produção de rapadura no Sertão tem merecido uma atenção especial”, disse. Atualmente, os tabletes de rapadura com 500g estão sendo comercializados pelos engenhos a R$ 0,90.
Fonte: Blog do Carlos Britto
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário