Juros ao consumidor são os menores desde 1995, diz pesquisa
A taxa média mensal de juros incidente sobre as operações de crédito para o tomador pessoa física caiu de 6,75% em agosto para 6,69% em setembro, indica pesquisa feita pela Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) – a queda foi de 0,06 ponto porcentual.
Já a taxa média anual caiu em 1,48 ponto porcentual, passando de 118,99% em agosto para 117,51% em setembro – os menores juros da série histórica da pesquisa da entidade, iniciada em 1995.
Foi a segunda redução consecutiva desde agosto, quando o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central cortou a taxa básica de juros (Selic) em 0,50 ponto porcentual, de 12,50% para os atuais 12% ao ano.
De julho para agosto, a taxa média de juros cobrada sobre as operações de crédito havia caído de 6,84% para 6,75% ao mês.
De acordo com o economista e coordenador de estudos da Anefac, Miguel de Oliveira, as reduções podem ser atribuídas a quatro fatores: ao bom momento pelo qual passa a economia brasileira, mesmo com pequena redução da atividade econômica; à maior oferta de crédito, mesmo considerando a redução no ritmo dos empréstimos; à maior competição no sistema financeiro; e à queda da taxa básica de juros.
Fonte: Agência Brasil
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário