Vale do São Francisco começa a produzir cacau: Fruto já está sendo colhido no Projeto Bebedouro
O superintendente regional da Codevasf em Pernambuco, Luís Eduardo Frota, visitou na na primeira semana de setembro o campo experimental da Embrapa no Perímetro Irrigado Bebedouro. O objetivo foi ver de perto as novas culturas que estão sendo estudadas no Projeto de Integração e Avaliação de Culturas Alternativas para as Áreas Irrigadas do Semiárido Brasileiro, desenvolvido pela Embrapa e financiado pela Codevasf – em especial os pés de cacau.
O coordenador do projeto e pesquisador da Embrapa, Paulo Roberto Coelho, acompanhou a visita e mostrou as plantações de pera, caqui e citrus, além de cacau, cultura que desperta grande entusiasmo no pesquisador. “Essa é uma cultura muito interessante e temos conseguido bons resultados, frutos bonitos. Acredito que a produção regional de cacau possa surpreender. Existe uma expectativa de conseguir uma produção muitas vezes maior que a do sudeste”, conta.
Para Luís Frota, o Vale já surpreendeu o mundo da fruticultura uma vez com a uva e as pesquisas têm mostrado que surpreenderá de novo. “Os estudos que estão sendo feitos aqui não existem nem na literatura. É histórico pra fruticultura mundial. Eu provei da polpa do cacau que produzimos e posso garantir que é muito saborosa”, afirma. (com informações/foto da Codevasf)
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário