Liga Árabe aprova sanções contra Síria e admite chance de intervenção

Ministros árabes aprovaram neste domingo sanções à Síria diante do agravamento da violência no país. Entre as medidas estão: congelamento de ativos, paralisação de investimentos e suspensão de transações com o Banco Central sírio.

As sanções foram aprovadas por 19 dos 22 membros da Liga Árabe. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro do Qatar, Hamad bin Jassim Thani, após a votação.

Segundo ele, caso as medidas falhem em conter a crise no país, as forças de outras nações estrangeiras poderiam ter que intervir na Síria.

A declaração mostra uma mudança de posição, uma vez que Thani havia dito anteriormente que a Liga queria evitar de qualquer maneira um episódio semelhante ao que ocorreu na Líbia, onde uma resolução do Conselho de Segurança da ONU permitiu a intervenção da Otan, a aliança militar do Ocidente, com ataques aéreos.

“Todo trabalho que estamos fazendo é para evitar essa interferência”, afirmou ele, acrescentando que não conseguiriam fazê-lo caso a comunidade internacional não levasse a Liga a sério.

Entre as sanções colocadas, está a proibição de viagens de autoridades sírias, o congelamento de fundos relacionados ao regime, o bloqueio de acordos e transações com o banco central do país e o fim de investimentos no local.

Também está contemplado o fim das relações comerciais com o Executivo de Damasco, com exceção de mercadorias estratégicas que afetem a população. O regime já havia dito que tais punições prejudicariam o povo da Síria.

Segundo a emissora britânica de TV BBC, a Síria rejeitou a iniciativa da Liga Árabe, alegando que o organismo está interferindo em assuntos internos e tentando “internacionalizar” o conflito sírio. Damasco retrata a ação como uma “conspiração ocidental” para prejudicar o país, por conta de sua oposição a Israel.

A TV estatal síria descreveu as sanções, antes mesmo de elas serem divulgadas, como “medidas sem precedentes que alvejam a população”. E, segundo a agência Associated Press, autoridades sírias consideraram as sanções como uma traição à “solidariedade árabe”.

IMPASSE

Os ministros foram instigados a agir pelo agravamento da situação no país do ditador Bashar Assad depois de ele ter falhado em implementar um plano de paz regional.

Damasco ignorou prazo para deixar entrar no país monitores árabes e para tomar medidas para acabar com a repressão do governo a um levante que já dura oito meses contra o regime de Assad.

O ultimato dado pela Liga Árabe para que a Síria assinasse um acordo permitindo a entrada de uma missão de observadores chegou ao fim na sexta-feira (25) sem que houvesse uma resposta concreta de Damasco. Com o fim do prazo, a organização havia prometido aplicar sanções contra o regime.

O órgão desejava enviar 500 pessoas para monitorar a onda de repressão a opositores e tentar colocar um fim à violência no país. As autoridades sírias, porém, disseram que permitiriam apenas 40 pessoas.

Segundo estimativas da ONU, desde o início das revoltas em março, mais de 3.500 pessoas morreram, entre elas centenas de crianças. O regime liderado por Bashar Assad afirma que é vítima de grupos terroristas armados apoiados por estrangeiros e que já perdeu mais de 1.100 soldados.

Atualmente, a Síria não está representada na reunião da Liga Árabe porque sua filiação foi suspensa por ter fracassado em implementar um plano da Liga para acabar com a repressão aos protestos contra Assad.

Em 2 de novembro, o regime havia firmado um acordo com o órgão de colocar um fim à violência, retirar os militares das regiões com manifestantes e libertar presos políticos. Damasco, porém, continuou a repressão, o que fez com que a Liga, que rejeitou por décadas medidas contra qualquer Estado-membro, decidiu suspender o país.

Fonte: DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.