Lula deixa hospital após encerrar ciclo de quimioterapia

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu alta hospitar por volta das 20h30 desta terça-feira após ficar um dia internado para passar pela terceira e última fase da quimioterapia.

Segundo boletim médico do hospital Sírio-Libanês, a sessão de quimioterapia ocorreu “sem intercorrências”. “[Lula] Deve continuar recebendo medicação quimioterápica por infusão contínua até sábado, 17, à semelhança do ocorrido nas duas sessões anteriores”, diz a nota divulgada pelo hospital.

Ontem, ele foi informado que o tumor na sua laringe teve uma redução de 75% em seu tamanho após tratamento.

Durante o dia, Lula recebeu diversas visitas como a dos economistas Luiz Gonzaga Belluzzo e Delfim Netto.

“Lula disse que o Brasil está bem e que tem condições de enfrentar a crise”, disse Belluzzo, após o encontro.

Ex-presidente do Palmeiras, Belluzzo ainda brincou que Lula falou do Corinthians e não do seu time.

Lula também conversou com o ministro Alexandre Padilha (Saúde).

Para o ministro, o tratamento do ex-presidente deve ser considerado um exemplo para a população não estigmatizar o câncer.

“O câncer é uma doença que pode ter cura se a gente faz o diagnóstico precoce e se as pessoas seguem as orientações”, disse.

No período do manhã, Lula foi visitado pelo empresário Abilio Diniz, presidente do Conselho do Grupo Pão de Açúcar, e pelo ministro Garibaldi Alves (Previdência).

De acordo com Garibaldi, o ex-presidente afirmou que voltará aos palanques em março do próximo ano.

RADIOTERAPIA

Depois uma bateria de exames realizada ontem, a equipe médica do hospital descartou de vez a necessidade de uma cirurgia.

“Houve uma redução expressiva no tamanho do tumor”, disse o médico de Lula, Roberto Kalil Filho.

Os médicos informaram que, em janeiro, o ex-presidente irá iniciar tratamento de radioterapia para tentar eliminar de vez o tumor. Esta etapa deve durar de seis a sete semanas.
As sessões de radioterapia serão diárias, mas o ex-presidente não deve ficar internado durante o período.

Durante o tratamento, ele receberá uma dose menor de medicamentos quimioterápicos, que têm a função de potencializar o efeito da radioterapia, segundo os médicos.
Para eles, a voz do ex-presidente pode ser afetada pela radioterapia. A expectativa, de acordo com os médicos, é que o ex-presidente volte a suas atividades normais em março.

“Se existe um caminho que leva a cura, esse caminho forçadamente passa por esse estágio [da radioterapia]”, afirmou o médico Artur Katz. Segundo ele, o resultado do tratamento até o momento foi extraordinário.

“Nós evidentemente esperávamos encontrar uma redução [do tumor]. Mas nem sempre ela é tão expressiva”, disse.

De acordo como os médicos, as cordas vocais de Lula estão com mobilidade normal e ele não apresenta dificuldade de deglutição. A laringe tem apenas um abalo residual e está aparentemente saudável, segundo a equipe.

O diagnóstico foi feito em outubro após o ex-presidente ter reclamado de rouquidão por algumas semanas. Dias antes, ele tinha comemorado 66 anos.

Kalil disse que Lula sofreu efeitos colaterais da quimioterapia apenas na primeira fase, e em grau reduzido.

Fonte: Folha.com

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.