Lupi perde apoio no PDT, mas Dilma segura ministro por enquanto

Apesar da situação política do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, ser considerada delicada pelo Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff decidiu que manterá o ministro no cargo depois do depoimento que ele deu no Senado nesta quinta-feira (17).
Segundo uma fonte do Planalto, o quadro político não mudou desde que a presidente conversou com Lupi na quarta-feira (16), a ponto de fazer com que ela revisse sua decisão de mantê-lo no governo, ao menos por ora.

Dessa forma, mesmo vendo a corrosão do apoio dentro do PDT, o ministro ganhou mais uns dias de sobrevida, e pode até mesmo continuar no cargo até a reforma ministerial – prevista para o início do ano que vem. Isso se não surgirem novas denúncias que compliquem ainda mais sua situação política.

Segundo essa fonte, que falou sob condição de anonimato, a presidente quer manter Lupi no cargo para não limitar ainda mais as possibilidades que terá na reforma do primeiro escalão, quando ela pode tirar o PDT do Trabalho e colocar alguém da sigla em outra pasta.

Além disso, Dilma também tenta resistir a mais uma mudança ministerial motivada por denúncias da mídia de corrupção no seu governo, já que desde junho seis ministros deixaram o governo, cinco deles em meio a denúncias.

A decisão de manter Lupi no governo contrasta com a posição do PDT. Ganha força no partido o coro daqueles que preferem que ele deixe a pasta imediatamente.

Essa dissidência tem crescido por dois motivos, principalmente: o de preservar a imagem do partido e a crença de que, se Lupi sair agora, Dilma tende a escolher outro pedetista para o cargo, evitando assim que a legenda perca o Ministério do Trabalho para um partido aliado e ganhe em troca uma pasta de menor expressão.

O presidente do PDT, deputado André Figueiredo (CE), deixou claro que existe uma divisão interna dentro da legenda, em declaração após o depoimento de Lupi no Senado.

– O partido tem uma coisa que o une, que é a certeza de estar na base da presidenta Dilma. A questão da conveniência ou não de [o ministro] ficar no cargo é uma opinião que está bastante clara que tem uns que defendem e outros que não defendem.

Ele explicou que o partido não tomará nenhuma posição sobre a permanência ou a saída do ministro no curto prazo, o que contraria as expectativas do governo, que preferia ver o PDT unido em torno de Lupi.

Além disso, senadores pedetistas como Pedro Taques (MT) e Cristovam Buarque (DF) disseram diretamente a Lupi durante a audiência que ele deveria deixar o cargo para se defender das acusações de que teria beneficiado a ONG do empresário Adair Meira, depois de supostamente pegar carona num avião indicado por ele para deslocamentos em 2009.

Fonte: Reuters

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.