MEC dá nota baixa a 55% das faculdades pernambucanas

Mais da metade das instituições de ensino superior de Pernambuco (55%) avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) teve baixo desempenho no Índice Geral de Cursos (IGC), indicador de qualidade calculado pelo órgão. Das 71 universidades e faculdades do Estado, 39 ficaram com notas 1 e 2, consideradas insatisfatórias. A escala vai até 5. A Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada, no Sertão, está entre as nove instituições do Brasil com nota 1. Em todo o País, 683 faculdades somaram 1 ou 2 pontos e poderão ter corte de vagas, além de precisarem se comprometer a melhorar o desempenho.

A maior concentração de notas baixas no Estado está em faculdades localizadas no interior e que têm maioria dos cursos na área de formação de professores. “Acredito que as nossas próximas notas vão melhorar, pois investimos, desde o ano passado, na contratação de professores com mestrado e doutorado e equipamentos de laboratórios. Também realizamos um trabalho de formação dos alunos para que fizessem o Enade”, observa o diretor-presidente da Faculdade de Serra Talhada, Pedro Melo. A instituição tem cerca de 1.200 alunos matriculados e oferece sete graduações.

O resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o antigo Provão, mede o desempenho dos alunos e é um dos componentes do IGC. O índice avalia os cursos de graduação e obedece a um ciclo de três anos. Na soma da nota para chegar ao conceito, são observados também corpo docente, infraestrutura e organização didático-pedagógica. As notas de três a cinco significam conceito satisfatório e as notas um e dois, desempenho insatisfatório.

A diretora-geral da Faculdades Integradas Barros Melo (Aeso), Ivânia Barros, criticou duramente o processo de avaliação do Ministério da Educação. A instituição, localizada em Olinda, recebeu nota 2, embora, segundo a direção, não tenha tido nenhum curso avaliado no ano passado. “É uma incoerência, uma irresponsabilidade por parte do MEC. Eles vieram aqui, avaliaram todos os cursos com ótimas notas, mas o que mais pesa é a nota do Enade, que é feito por alunos sem nenhum compromisso com o resultado da prova”, argumenta. Ivânia Barros Melo diz que a metodologia do IGC é feita para penalizar as instituições. “E para os alunos que apresentam um mau desempenho no Enade não há nenhum tipo de responsabiliza ção. A nota não é sequer divulgada.

UFPE e UFRPE – As Universidades Federal (UFPE) e Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) estão no grupo de 131 instituições brasileiras que alcançaram conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC). O maior conceito é cinco, obtido, no País, por apenas 25 universidades ou faculdades, nenhuma de Pernambuco. As outras quatro instituições públicas do Estado – Estadual de Pernambuco (UPE), Federal do Vale de São Francisco (Univasf) e os Institutos Federais (IFPE e do Sertão Pernambucano) tiveram conceito três no IGC.

Além do desempenho das instituições, o Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta (17) as notas separadas de 4.143 graduações. Cada uma recebeu um Conceito Preliminar de Curso (CPC), que também varia de um a cinco. Somente 58 cursos de graduação no Brasil alcançaram nota cinco, entre eles está o de serviço social da UFPE. Outros 728 tiveram conceito 4. Há ainda 1.608 com nota 3,575 com nota 2 e 19 com nota 1. Existem 1.155 cursos que não tiveram conceito porque faltou um ou mais itens que compõem o CPC.

Fonte: Jornal do Commercio

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.