Médicos adiam para terça-feira início da quimioterapia de Lula
A equipe médica que cuida da saúde do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu adiar para a manhã desta terça-feira (13) de manhã o início da terceira etapa da quimioterapia, tratamento ao qual ele vem sendo submetido para tratar o câncer de laringe que foi descoberto no fim de outubro.
O ex-presidente voltou ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, nesta segunda (12) para verificar se o tratamento obteve os resultados esperados. A equipe médica marcou uma entrevista coletiva para as 18h de hoje e deve dar detalhes sobre o estado de saúde de Lula.
Durante a manhã, em rápida passagem pelo saguão do hospital, o cardiologista Roberto Kalil disse que os primeiros indícios eram positivos.
– Estamos otimistas em relação aos novos exames.
Foi ele quem informou que a quimioterapia só começa amanha, mas não justificou a razão para o adiamento.
– Ele [Lula] dorme aqui e faz a quimioterapia amanhã de manhã.
Hoje, Lula seria submetido a exames de laringoscopia e tomografia para verificar a regressão do câncer. Os médicos poderão realizar ainda um PET Scan, procedimento que serve para detecção de novos focos do tumor.
Caso o tumor não seja reduzido pelo menos à metade do seu tamanho original, os médicos poderão recorrer a uma cirurgia. Mas essa hipótese é remota, segundo os especialistas. Quando foi descoberto, o tumor tinha entre dois e três centímetros de diâmetro.
Recuperação
Os médicos estão otimistas com a recuperação do ex-presidente, que tem 66 anos. Segundo os especialistas, a voz dele está voltando ao normal aos poucos. Ele não apresenta mais a rouquidão observada após o primeiro ciclo do tratamento, realizado no início de novembro.
Segundo um dos médicos, a melhora na voz é um sinal de que “a doença está regredindo”. Ainda segundo o especialista, Lula também tem enfrentado com mais facilidade os efeitos colaterais das sessões de quimioterapia, como fadiga e enjoo.
De acordo com um dos membros da equipe médica, a proporção dos pacientes com quadro clínico semelhante ao do ex-presidente que apresentam uma resposta satisfatória ao tratamento de quimioterapia é de 80% a 90%.
A expectativa inicial é que, em janeiro de 2012, o ex-presidente inicie as sessões de radioterapia. O tratamento contra o câncer seria finalizado em fevereiro.
Fonte: R7
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário