Médicos são treinados pela Fifa para lidar com emergências em estádios

Durante a Copa, a torcida é para que os médicos não entrem em campo, mas se for preciso profissionais de vários estados já estão treinando. O treinamento é feito com um especialista mandado pela Fifa. As aulas incluem simulações de atendimento de emergência em um gramado de verdade. Os médicos se surpreenderam com algumas procedimentos.

O curso foi dado por Efraim Kramer um especialista em emergências que coordenou os trabalhos na última Copa do Mundo, na África do Sul. Durante dois dias, 50 médicos de sete estados e do Distrito Federal conheceram algumas técnicas recomendadas pela Fifa.

“A idéia é que a gente crie profissionais médicos com a capacidade para entender e atender as emergências que podem acontecer dentro do campo e dentro do estádio durante uma partida de futebol”, disse André Pedrinelli, diretor do Centro Médico de Excelência da Fifa.

Os médicos que participaram do curso são acostumados a enfrentar emergências variadas nos hospitais em que trabalham. Mas, apesar de toda a experiência, eles aprenderam outras técnicas para lidar com situações extremas dentro de um estádio de futebol.

Uma parte do curso foi direcionada ao atendimento a jogadores com paradas cardíacas. Os profissionais foram surpreendidos com a recomendação de que a regulagem do aparelho deve ser diferente da usada atualmente nos estádios do país.

Hoje os desfibriladores vêm ajustados de fábrica para pacientes que não são atletas. As cargas do aparelho oscilam entre 90 e 120 joules. Para casos envolvendo jogadores, o especialista da Fifa recomendou que o aparelho fosse ajustado em uma potencia bem maior, de 270 joules.

“Ele orientou que o atleta tem uma área cardíaca maior e a gente tem de tentar entrar com a dose máxima, que seriam 270 joules”, lembrou o médico do Brasiliense, Fabiano Dutra.

“Eu acho uma orientação prática, porque o momento de recuperação do atleta é um momento muito especifico. Você tem pouco tempo para reabilitar aquele atleta em uma situação de risco”, acrescentou o médico Vagner Nogueira.

As atividades não ficaram apenas dentro das salas do Hospital das Clínicas. No Parque São Jorge, na sede do clube do Corinthians, os médicos também fizeram uma aula prática de remoções. Houve simulação de atendimentos no gramado e nas arquibancadas.

O especialista da Fifa explicou que o treinamento deve ser repetido várias vezes para que as pessoas não cometam erros no momento de necessidade. Ele disse também que ficou encantado com a disposição e energia dos médicos brasileiros.

Quando perguntado quem achava que deveria ganhar a Copa, o especialista da Fifa não vacilou: “Os torcedores, porque a Copa vai ser um espetáculo fantástico”.

Até 2014, outros treinamentos vão ser realizados nas cidades-sede. Os médicos que participaram do curso em São Paulo não têm a garantia de que serão escalados para trabalhar na Copa, mas poderão ensinar nos outros estados o que aprenderam.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.