Mesmo em crise, Grécia, Portugal e Itália são mais competitivos do que o Brasil

Países que estão enfrentando forte crise econômica, como Grécia, Portugal e Itália, são mais competitivos do que o Brasil. É o que diz a pesquisa Índice Fiesp de Competitividade das Nações, divulgada nesta quinta-feira (17) pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

De acordo com o levantamento, referente ao ano de 2010, o Brasil é o 37º país mais competitivo entre as 43 nações analisadas. O país, com nota 24,8, está atrás da Grécia, por exemplo, que figura na 33ª posição, com nota 35,8, da Espanha, na 22ª posição, com nota 51,8, e de Portugal, na 29ª posição, com nota 41,5. A Itália figura na 24ª posição, com 47,1 pontos.

Segundo o diretor do Departamento de Competitividade e Tecnologia da Fiesp, José Ricardo Roriz Coelho, esses países, mesmo enfrentando uma condição econômica delicada, construíram no passado um estoque de fatores positivos que os mantêm competitivos mesmo durante a atual situação.

– Eles estão com problema de economia doméstica, mas têm um consumo do governo, em relação ao PIB [Produto Interno Bruto], menor [que o do Brasil], juros mais baixos, maior infraestrutura, tecnologia melhor, produtividade melhor que a do Brasil e, provavelmente, capital humano melhor. Itália e Grécia têm indicadores educacionais melhores que os do Brasil.

Na última década, o Brasil foi o oitavo país que mais avançou em produtividade entre as nações pesquisadas: saiu de 18,4 pontos, em 2000, para 24,8 em 2010, um ganho de 6,4 pontos. No período, os que mais aumentaram a pontuação foram a China, que cresceu 11,4 pontos – em 2010 atingiu 42,3 pontos, na 23ª posição – e a Coreia do Sul (elevação de 9,6 pontos, atingindo em 2010 72,8 pontos, na sexta posição).

Fonte: Agência Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.