Micro empresa no Brasil
Os grandes conglomerados empresariais começaram menor, mas se desenvolveram economicamente ao longo do tempo.
As micro e pequenas empresas no Brasil são responsáveis por 67% da produção e 79% dos empregos gerados em todo o setor industrial, com faturamento correspondente a 20% do PIB nacional e, crescimento destacado no Norte e no Nordeste do país, com 30% a mais que nas outras regiões.
A agricultura familiar desempenha papel semelhante na área agrícola. Utilizando apenas 24,3% das terras, essa cultura participa com 87% da produção de mandioca, 70% do feijão, 67% do leite de cabra, 59% da de carne suína, 58% do leite de vaca, 50% da carne de aves, 46% do milho (fonte de alimentação animal), 38% do café, 34% do arroz e 30% da carne bovina, sendo que ainda contabiliza 21% do trigo e 16% da soja, empregando 12,5 milhões de pessoas, dos 16,5 milhões de trabalhadores do setor, isso corresponde a 74,4% da mão de obra da agricultura brasileira.
E tem mais, enquanto a agricultura capitalista tende a transformar o meio ambiente com uso intensivo de insumos químicos e combustíveis fósseis, a agricultura familiar, aproveita as determinantes derivadas das condições ambientais advindas da terra e dos recursos naturais.
Gonzaga Patriota
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário