Ministério da Saúde em parceria com Estado atuará na emergência do Hospital da Restauração
A iniciativa integra a Rede Saúde Toda Hora e tem início em mais 10 hospitais de grande porte, localizados em oito capitais: Fortaleza (CE), Salvador (BA), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO) e Porto Alegre (RS). Os hospitais selecionados são referências regionais, possuem mais de 100 leitos, tem pronto-socorro e realizam grande número diário de internações e atendimentos ambulatoriais.
“Reconhecemos que a saúde pública deve, pode e precisa melhorar, e estamos atraindo, pra nós, a responsabilidade de liderar o processo em busca de uma saúde pública de qualidade”, afirmou a presidenta Dilma Rousseff, durante lançamento do Programa. “Estamos criando um novo padrão de qualidade no atendimento das pessoas que procuram nossas emergências, da recepção aos ambulatórios, dos centros cirúrgicos às emergências. Começarmos pelos hospitais que tem mais dificuldades”, disse.
Ciente do quadro das emergências de Pernambuco, Mozart Sales, chefe de gabinete do Ministério da Saúde, acredita que a parceria com o governo do Estado vai aprimorar as ações já realizadas pela secretaria de saúde no Hospital da Restauração. “É uma atuação conjunta e importante entre o Ministério da Saúde e entes estaduais para melhorar o atendimento de emergência em todo o Brasil. Especialmente em Pernambuco, este apoio poderá auxiliar na reestruturação física da emergência e apoio à contratação de mais leitos de retaguarda”, explicou Sales.
Melhorias
“Estamos preparados e prontos para entrar na arena e tomar o touro à unha, para dar melhor atendimento à população que depende do SUS”, disse ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O S.O.S Emergências deverá funcionar articulado com os demais serviços de urgência e emergência que compõem a Rede Saúde Toda Hora, coordenada pelo Ministério da Saúde e executada pelos gestores estaduais e municipais em todo o país. Esses serviços englobam o SAMU 192, UPAS 24 horas, Salas de Estabilização, serviços da Atenção Básica e Melhor em Casa.
“Sabemos que ofertar o alívio imediato ao sofrimento pode ser decisivo para a vida da pessoa e, por isso, essa é uma ação inovadora. Mapeamos as principais urgências do país, pela importância da rede, atendimento, cobertura da população e o fato de serem decisivos no momento mais crítico de salvar uma vida”, enfatizou o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
A gestão do Hospital da Restauração é estadual. A unidade realiza, mensalmente, 2.300 internações. Foram 18,8 mil internações de janeiro a agosto de 2011. O Ministério da Saúde repassou em 2011 (até agosto) R$ 28,1 milhões para custear esses atendimentos hospitalares. A instituição possui três habilitações em alta complexidade: neurologia/neurocirurgia, queimados e trauma-ortopedia.
Nenhum comentário