Morro da Conceição deve reunir 800 mil fiéis durante festejos
É chegada a hora de milhares de fiéis subirem o Morro da Conceição, em Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, seja para pagar promessa ou, simplesmente, para prestar homenagens à padroeira sentimental da capital pernambucana. A Festa do Morro, como popularmente é conhecida há mais de 100 anos a Festa de Nossa Senhora da Conceição, chega ao 107º ano com a expectativa de reunir 800 mil fiéis.
A festa já começou desde o dia 29 de novembro, mas é no dia dedicado à Santa, nesta quinta-feira (8), que as ladeiras do Morro recebem mais católicos com suas fitinhas coloridas, velas acesas ou papeizinhos com pedidos.
Com o tema “Ave Maria Filha de Deus Pai”, a festa também focaliza a Campanha da Fraternidade 2011, que aborda a temática “Fraternidade e a Vida do Planeta”. Durante as comemorações, haverá distribuição de mudas, informações sobre educação ambiental e conscientização sobre a poluição sonora. Serão distribuídas cerca de 100 mudas por dia.
A cada duas horas haverá missas na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição até as 14h desta quinta-feira (8). As celebrações noturnas serão presididas por bispos diocesanos diferentes, vindos de vários pontos de Pernambuco.
No dia dedicado à Santa, a partir das 15h30, acontece a concentração para a grandiosa procissão de encerramento no Parque da Jaqueira. Às 16h, a caminhada seguirá em direção ao Morro da Conceição, culminando com a Missa Solene da Imaculada Conceição presidida pelo arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.
A Festa do Morro terá apoio de várias secretarias municipais e um investimento em serviços superior a R$ 500 mil da Prefeitura do Recife. Veja os principais serviços:
LIMPEZA – 780 servidores serão mobilizados para cuidar da limpeza do Morro durante a Festa. Serão reforçados os serviços de varrição e coleta de lixo nas ruas e avenidas com maior movimento de público durante a programação festiva.
SAÚDE – Haverá reforço na Policlínica Barros Lima (Avenida Norte) que funcionará 24 horas. O hospital conveniado Maria Lucinda, localizado no bairro do Parnamirim, atenderá pacientes que necessitem de socorro ortopédico. Uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) acompanhará os fiéis no dia da festa.
ILUMINAÇÃO – Serão instalados 90 pontos de iluminação provisória (gambiarras) e 15 projetores para destacar a decoração festiva e melhorar a luminosidade do local.
COMÉRCIO – 318 pessoas vão fiscalizar o comércio informal durante todo o período de festejo. Equipes da Dircon atuarão 24h. Haverá um ponto de apoio na sede da 3ª Regional. Já no Polo Religioso, as equipes se concentram na Escola Padre João Barbosa, por trás da imagem de Nossa Senhora da Conceição.
Fonte: NE10
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário